Abalo global
A decisão de Donald Trump de cobrar 10% de sobretaxa sobre a importação de produtos chineses que soma US$ 300 bilhões ao ano levou Pequim a desvalorizar o yuan. Surgiu uma onda de aversão ao risco que derrubou bolsas, fez a cotação do ouro subir e a do petróleo, despencar.
Previdência na segunda fase
Com a aprovação em dois turnos na Câmara dos Deputados, a reforma da Previdência seguiu para o Senado, que tem a ambição de concluir a votação até outubro, sem alterações. Mas prepara uma PEC paralela para incluir Estados e municípios, além da capitalização.
Impasse no aeroporto
Terminou sem acordo, como se esperava, a tentativa de conciliação entre o Ministério Público Federal (MPF-RS) e a Fraport, concessionária do aeroporto Salgado Filho, sobre os custos com os quais a empresa precisar arcar. Empresários temem que a insegurança jurídica gerada pelo impasse afete futuras concessões e privatizações no Estado.
Eletrobras terá venda de ações
Com detalhes ainda mantidos sob sigilo, a Eletrobras será mesmo privatizada, confirmou na sexta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Haverá uma venda de ações para capitalizar a empresa, e a União não vai acompanhar, diluindo sua posição até perder o controle.