Há conhecidos cânticos das torcidas do Palmeiras, do Santos e do Vasco que falam sobre o "time da virada". Remete a uma certa tradição dos clubes de reagirem com êxito após saírem atrás do placar. Os torcedores no Grêmio não cantam isto, mas o ano da equipe em 2023 merecia algo parecido.
O Grêmio acostumou-se a vencer jogos de virada na temporada, principalmente no Brasileirão. Não foi diferente na última partida do ano, no Maracanã. Foi o Fluminense que saiu na frente do placar, com o gol de pênalti de John Arias. O time de Renato Portaluppi demonstrou reação para marcar três gols e garantir o vice-campeonato brasileiro.
No total, o Grêmio encerrou o Campeonato Brasileiro com oito vitórias de virada. Já havia conseguido isto contra o próprio Fluminense, na Arena, pelo primeiro turno. Além desta, superou América-MG (duas vezes), São Paulo, Goiás, Flamengo e Botafogo. Estas últimas de forma muito marcante, contra times brigando pelo título.
As demais viradas ocorreram no Gauchão. Na primeira partida da competição, o Tricolor bateu o Caxias por 2 a 1. Mesmo resultado obtido diante do Ypiranga, pela semifinal, que forçou a decisão por pênaltis. O fim desta história foi com classificação rumo ao hexacampeonato estadual.
É verdade que há um lado negativo nessa análise. Ora, para buscar uma virada, o time precisa estar perdendo o jogo. O Grêmio sofreu com o número de gols sofridos em 2023 (73 no total). No Brasileirão, foram 56. Trata-se da segunda pior marca do clube na Era dos pontos corridos, ficando atrás apenas da edição de 2011, com 57 gols levados.
Vitórias de virada do Grêmio em 2023
- 2x1 Caxias
- 2x1 Ypiranga
- 2x1 São Paulo
- 3x1 América-MG
- 2x1 Fluminense
- 3x2 Flamengo
- 4x3 América-MG
- 4x3 Botafogo
- 2x1 Goiás
- 3x2 Fluminense