No palco mais famoso do futebol mundial, Suárez premiou os gremistas com mais uma atuação de gala em sua despedida dos gramados brasileiros. Um fim quase perfeito para a temporada do Grêmio de 2023. Vice-campeão do Brasileirão após a vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, com dois gols do camisa 9 e um de Galdino, o Tricolor terminou uma temporada de reconstrução dentro e fora de campo com a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Mas com uma série de questões em aberto para o início de 2024.
Além da reposição a Suárez, a grande dúvida a ser solucionado nos próximos dias é a permanência de Renato Portaluppi. O técnico deixou seu futuro em aberto em entrevista coletiva.
— Não tem nenhuma definição. Nossa preocupação era acabar bem o campeonato, buscarmos o G-4. Isso era o mais importante no momento. A torcida estava machucada com a saída do Suárez então deixamos de lado esse assunto para buscarmos a vaga no G-4. Pela primeira vez, um vice-campeão tem mais vitórias que o campeão. O ano do Grêmio foi excepcional, ainda mais por voltando de uma segunda divisão. Este grupo está de parabéns e fiz um agradecimento especial ao Suárez por tudo que ele fez. Os gols deles foram o diferencial — disse Renato, que despistou sobre o que gostaria para renovar:
— Estou de férias a partir de agora. O que tinha pra dizer, já falei para a direção.
O tom da entrevista do presidente Alberto Guerra deu a ideia de que o Grêmio trabalha para ter uma resposta em breve. Até para começar a trabalhar na montagem do grupo de jogadores para a próxima temporada.
— É importante tomar uma decisão o mais rápido possível. Esperamos resolver isso nos próximos dias para poder seguir o trabalho — afirmou.
Campeão da Recopa Gaúcha e do Gauchão, vice-campeão brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil, o Grêmio conseguiu resultados esportivos importantes em um ano de reestruturação. Uma temporada que teve seus melhores momentos passando pelos pés de Suárez. E que, depois de 54 partidas, sua temporada com mais jogos na carreira, conseguiu atender a um pedido especial no Maracanã.
— Hoje (quarta-feira) me diverti. Minha mulher me disse para desfrutar hoje. Que foi um ano que me entreguei por completo. Foi o que fiz. Desfrutar, brincar, fazer gol e ajudar o Grêmio — comentou Suárez.
Com a braçadeira de capitão ainda no braço, uma recordação que Suárez disse que colocará em exposição no seu museu, o atacante concedeu entrevista na beira do gramado para falar da noite especial.
— Acho que para fechar o ano no Grêmio de forma perfeita. Fechar uma temporada no Maracanã, o templo do futebol mundial com gols. Ainda não tinha feito. Acho que foi bem legal — disse o camisa 9.
Como o grupo de jogadores entra em férias a partir desta quinta-feira, a direção começa a trabalhar na montagem do grupo que disputará a Libertadores de 2024. Além de solucionar a permanência ou não de Renato, o Grêmio também trata como prioridade a situação contratual de Geromel. O zagueiro de 38 anos tem vínculo até dezembro, mas deseja permanecer por mais uma temporada.