"Para fechar o ano no Grêmio, é perfeito". Foi assim que Luis Suárez definiu a vitória sobre o Fluminense no Maracanã na noite desta quarta-feira (6) pela última rodada do Brasileirão 2023. O uruguaio se despediu da temporada com dois gols e mais uma grande atuação com a camisa tricolor.
Suárez fechou o campeonato com 17 gols e 11 assistências no Brasileirão, em 33 jogos. Em todo o ano, ele balançou as redes 29 vezes, com 17 assistências. O camisa 9 atuou em 54 partidas.
Na saída de campo, o artilheiro revelou um conselho da esposa, Sofia Balbi, que ele disse ter colocado em prática. O centroavante foi substituído por João Pedro Galvão aos 41 minutos do segundo tempo e saiu sem devolver a braçadeira de capitão para outro colega, como de praxe. O item vai para o museu particular de Suárez, como o próprio jogador contou após o jogo.
— Minha mulher me falou antes de eu pegar o voo: "Vai lá e desfruta muito que você merece", "você merece o ano que fez do Brasil". Foi o que fiz hoje (quarta-feira). Desfrutar, brincar e ajudar o Grêmio a voltar à Libertadores — afirmou.
Suárez chegou a 800 jogos por clubes na carreira e alcançou a incrível marca de 489 gols, consolidando-se como o quarto maior artilheiro do mundo em atividade, atrás de Cristiano Rolando, Messi, Lewandowski.
— Dentro e fora de gramado, aprendi muito. Meu filho também vai lembrar muito das coisas feitas no Brasil. Minha esposa vai sentir saudades do carinho que temos no Brasil, no Rio Grande do Sul, o carinho de outras torcidas — complementou.
O Grêmio encerrou o ano como vice-campeão brasileiro, com 68 pontos. O Tricolor ficou dois pontos atrás do campeão Palmeiras.