Um fato histórico a ser lembrado neste dia 29 de janeiro envolve uma das referências técnicas do Grêmio nos últimos anos: Luan. Em 2014, nesta mesma data, o camisa 7 marcava seu primeiro gol como profissional e iniciava uma bonita história pelo clube, no qual já tem quatro títulos conquistados.
Naquele 29 de janeiro de 2014, o time sub-20 do Grêmio, representando o grupo principal no Campeonato Gaúcho, entrou em campo no Estádio Bento Freitas para enfrentar o Brasil-Pel pela segunda rodada – o elenco principal estava se preparando para a estreia da Libertadores, contra o Nacional de Montevidéu.
O Brasil-Pel abriu o placar com Gustavo Papa no primeiro tempo. Para tentar a reação, o então técnico gremista Marcelo Mabília colocou o jovem Everton na etapa final. Deu certo. Em um lance de ataque, Luan foi lançado dentro da área e, com categoria, encobriu o experiente goleiro Luiz Müller, empatando a partida. Golaço!
De lá pra cá, Luan levantou quatro taças pelo Grêmio: Copa do Brasil, Libertadores, Recopa e Gauchão. De quebra, foi eleito o melhor jogador da América em 2017 e ainda ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. No total, são 258 jogos pelo Tricolor, 68 gols marcados e 50 assistências dadas.
Ficha técnica do jogo
Brasil-Pel 1 a 1 Grêmio
Data: 29 de janeiro de 2014.
Gols: Gustavo Papa (B) e Luan (G).
BRASIL: Luiz Müller; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Cleiton, Washington e Túlio Souza (Márcio Hahn); Alex Amado e Gustavo Papa (Nena). Técnico:Rogério Zimmermann.
GRÊMIO: Follmann; Spessato, Rafael Thyere, Cleylton e Breno; Matheus Barbosa (Everton), Moisés (Jeferson), Guilherme Amorim e Leandro Canhoto (Felipe Ferreira); Luan e Everaldo. Técnico: Marcelo Mabília.