A Champions League abre suas quartas de final sob a sombra do terrorismo. Há uma expectativa altíssima pelos quatro jogos desta fase da competição, principalmente, por Real Madrid x City. Mas há um medo misturado à excitação de todos nessa espera pelos jogos. Desde a noite de segunda-feira (8), os alarmes antiterrorismo dispararam. Imagens de um cartaz do Estado Islâmico prometendo ataques aos quatro estádios que abrigarão as partidas fez com que reuniões de emergência fossem convocadas.
O nível de alerta antiterrorismo em Madri está no quatro (de um máximo de cinco). A cidade terá, além de Real x City, no Bernabéu, nesta terça, Atlético x Borussia Dortmund, no Cívitas Metropolitano, na quarta.
Na imagem que foi publicada em canais de propaganda jihadistas, um homem com um fuzil aparece diante de um painel em que estão os nomes dos quatro estádios e a frase: "Matem-nos todos". Em Madri, 2 mil policiais trabalharão na segurança da partida. Em Londres, no Emirates, onde o Arsenal recebe o Bayern, o número de homens envolvidos é parecido.
O Bernabéu conta com um sistema em que o acesso ao estádio só acontece depois de reconhecimento facial, além da validação do ingresso, cuja compra exige identificação. O clube conseguiu eliminar a revenda sem controle. Caso ela aconteça, o novo portador do ingresso precisa registrar dados e o rosto no sistema. Isso e o forte aparato de segurança serão colocados à prova, numa noite de gala do futebol. Mas de medo.