Os confrontos das quartas de final da Champions League começam nesta terça-feira (9). Serão dois jogos que prometem equilíbrio e contam com jogadores com poder de decisão. Na Espanha, Real Madrid e Manchester City se encontram mais uma vez no mata-mata do torneio, enquanto na Inglaterra o duelo será entre Arsenal e Bayern de Munique.
Os quatro clubes têm elencos qualificados e atletas considerados diferenciados. São justamente eles que podem desequilibrar confrontos tão iguais e em uma competição marcada por eternizar heróis.
Real Madrid x Manchester City
Rodrygo
Ele não é o cara do Real Madrid. No entanto, o "Rayo" já se mostrou decisivo em diversos momentos. Contra o próprio Manchester City ele já foi importante para os merengues avançarem à final da edição 2021/2022.
Com as atenções voltadas para Vini Jr. e Bellingham, Rodrygo pode aparecer para resolver. No último jogo do Real Madrid antes da Champions League, o atacante foi o responsável pelos dois gols na vitória de 2 a 0 contra o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol.
Na temporada, até o momento, o Rayo totaliza 42 partidas pelo Real Madrid, com 15 gols marcados e 8 assistências. Pela Champions League, são 3 gols e 2 assistências de Rodrygo, em oito jogos disputados.
Rodri
Em uma equipe com Haaland, Kevin de Bruyne e Foden, por exemplo, o volante Rodri vem se destacando pela consistência. São 65 partidas seguidas que o espanhol não sabe o que é perder quando está em campo.
Além de ser o responsável por dar segurança defensiva para a equipe de Guardiola, Rodri também sai jogando como poucos no mundo e ajuda ofensivamente — foi dele o gol na decisão da última Champions League.
Pelo City, ele já tem 40 jogos disputados na temporada, com 8 gols e 11 assistências. Sua eficiência não se limita ao clube, visto que ele marcou dois gols pela seleção espanhola no último amistoso disputado contra o Brasil.
Arsenal x Bayern de Munique
Havertz
As lesões no ataque do Arsenal fizeram com que um nome aparecesse positivamente nas últimas partidas. Havertz vinha atuando por muitas vezes no meio de campo dos Gunners.
Porém, a necessidade por atacantes fez com que Mikel Arteta colocasse o alemão na posição na qual ele teve seus melhores momentos. Como um camisa 9, Havertz ajuda na construção de jogadas, mas principalmente fazendo gols, lembrando seus momentos no Chelsea e no Bayer Leverkusen.
Na atual temporada, o alemão já tem 40 partidas disputadas, 10 gols marcados e 5 assistências. Pela Champions League, entretanto, Havertz ainda está devendo, balançando a rede apenas uma vez.
Harry Kane
O artilheiro do mundo na atual temporada é Harry Kane, com 32 gols. Mesmo sendo o artilheiro que se espera, o Bayern não vive boa fase. Os bávaros podem perder a hegemonia de 11 temporadas seguidas vencendo a Bundesliga, na próxima semana, para o Bayer Leverkusen.
Isso traz uma responsabilidade ainda maior para o atacante inglês, que ainda não venceu títulos na sua carreira e não quer passar em branco na sua primeira temporada pela equipe alemã. Cada gol marcado por Kane será importante nessa caminhada.
Contra o Arsenal, quando atuava pelo Tottenham, o centroavante disputou 19 jogos e marcou 14 vezes, além de 3 assistências. Pela nova equipe, ele espera seguir como carrasco do antigo rival.