![GABRIEL BOUYS / AFP GABRIEL BOUYS / AFP](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/5/5/6/0/4/9/4_c309c09f01e8a9d/4940655_a5e714d24d8ef0e.jpg?w=700)
Real Madrid e Manchester City fazem um dos duelos das quartas de final da Champions League 2023/2024. Apesar de recente, a rivalidade entre as duas equipes vem aumentando ao longo dos anos, com confrontos marcantes da competição. Esta será a terceira edição seguida em que os clubes se enfrentam na fase de mata-mata.
Ao todo foram 10 jogos entre Real Madrid e Manchester City na Champions League, com vantagem para os ingleses. São quatro vitórias, contra três dos espanhóis, além de três empates nos confrontos.
A primeira vez que jogaram contra foi em 2012/2013 na fase de grupos. O Real venceu por 3 a 2 no primeiro turno, enquanto no segundo foi empate. Depois, as equipes só se enfrentaram em fases decisivas, sendo três vezes em semifinais da Champions League. Os espanhóis avançaram duas vezes à decisão. A vez em que o City passou foi na última edição, a qual terminou como campeão pela primeira vez.
Desses 10 jogos, dois valem ser relembrados, pois foram marcantes para cada um dos clubes e fãs do futebol.
Reviravolta do Real Madrid em 2022
Na última vez que o Real Madrid foi campeão da Champions League, a equipe espanhola precisou passar pelo Manchester City na semifinal. No duelo de ida, os ingleses venceram em casa por 4 a 3.
Na volta, o Real mostrou porque é o maior campeão do torneio. Mesmo jogando no Santiago Bernabéu, o City dominou boa parte do jogo e soube administrar a vantagem. Aos 28 minutos da segunda etapa, Mahrez fez para a equipe de Manchester e praticamente liquidou a classificação à final.
Entretanto, nunca pode dar uma ponta de esperança ao Real Madrid. Aos 45 minutos, o brasileiro Rodrygo empatou o jogo, mas a vaga ainda era dos ingleses. Um minuto depois a virada. Novamente com o Rayo foi decisivo, aparecendo com liberdade na área para cabecear e levar o duelo à prorrogação.
No tempo extra, logo aos quatro minutos de bola rolando, Benzema marcou o gol da classificação de pênalti. Vale também a lembrança para um lance no qual o lateral-esquerdo Mendy salvou uma bola incrível em cima da linha, evitando que a vantagem do City fosse maior no tempo normal.
City dá o troco na temporada seguinte
A eliminação da maneira que foi ficou marcada no Manchester City de Pep Guardiola. Na edição seguinte, as equipes voltaram a se enfrentar na semifinal. No primeiro jogo, em Madrid, equilíbrio e empate em 1 a 1, com Vini Jr. marcando para os espanhóis e Kevin De Bruyne fazendo para os ingleses.
Na volta, entretanto, apenas uma equipe jogou. A decisão foi no Etihad Stadium, em Manchester, e os donos da casa dominaram. Goleada por 4 a 0 e pela segunda vez o clube se classificava à final da Champions League.
Bernardo Silva foi o nome da partida, com dois gols marcados e comandando o meio de campo. O zagueiro Akanji fez o terceiro e Julián Álvarez fechou a conta.
Quando as equipes se enfrentam pela Champions League 2023/2024
- Ida: 9 de abril, às 16h, no Santiago Bernabéu, em Madrid
- Volta: 17 de abril, às 16h, no Etihad Stadium, em Manchester