Barcelona e Paris Saint-Germain fazem um dos duelos das quartas de final da Champions League 2023/2024. As equipes já se enfrentaram 12 vezes no torneio, com quatro vitórias para cada lado, quatro empates e diversas histórias marcantes na principal competição de clubes do futebol europeu.
O primeiro confronto entre as equipes foi em 1995, com um empate em 1 a 1 pela fase de grupos daquela edição. Depois disso, muito equilíbrio entre os adversários, principalmente depois do PSG se tornar um dos clubes mais ricos do mundo.
Além da igualdade entre as equipes, esse duelo também já proporcionou goleadas e momentos históricos na Champions League. Foram quatro jogos em fase de grupos, quatro em oitavas de finais e outros quatro em quartas de final. Nas partidas de mata-mata, o Barça leva a melhor, tendo se classificado em três ocasiões. A última vez, entretanto, deu PSG.
Reviravolta para a história
Talvez, o Barcelona tenha conseguido contra o clube francês a maior reviravolta da história da Champions League. Isso ocorreu em 2017, quando as equipes se enfrentaram pelas oitavas de final.
No jogo de ida, na França, o PSG fez 4 a 0 com facilidade. Di Maria marcou duas vezes, Draxler e Cavani completaram a goleada. Para o jogo da volta havia pouca esperança, mas os franceses não contavam com um Barça avassalador no Camp Nou. Em uma noite na qual Neymar se destacou com dois gols, um pênalti sofrido e uma assistência decisiva.
O trio MSN começou a trabalhar com Suárez, que aos três minutos abriu o placar. Antes do intervalo, o segundo do Barça, com gol contra de Kurzawa. No início da segunda etapa, Neymar sofreu pênalti e Messi converteu.
O Camp Nou neste momento pulsava e a esperança havia se renovado. No entanto, aos 17 minutos Cavani descontou para o PSG, complicando a vida da equipe catalã. Na sequência, o uruguaio teve duas chances de matar o jogo, mas acabou perdendo.
Com o confronto chegando ao fim, Neymar resolveu chamar a responsabilidade. Aos 43, ele cobrou uma falta com maestria no ângulo para fazer 4 a 1. Ainda faltavam dois gols. Dois minutos depois, Suárez sofreu pênalti e quem bateu foi o brasileiro, sem chances para o goleiro adversário, assim como na falta.
Aos 50 minutos, o impossível aconteceu. O time todo do Barça estava na área e Neymar pegou a sobra na intermediária. O brasileiro limpou um marcado e cruzou com maestria para Sergi Roberto fazer o gol da classificação histórica do Barcelona. Goleada por 6 a 1. Mesmo caindo na fase seguinte para a Juventus, a equipe catalã deu orgulho ao seu torcedor.
Mbappé faz três e decide
Em 2021, novamente pelas oitavas de final, as equipes se enfrentaram. Assim como na vez anterior, o PSG fez um ótimo resultado no jogo de ida, e a história desse confronto é justamente nessa partida.
Mesmo jogando no Camp Nou, a equipe francesa se impôs e goleou por 4 a 1. O nome do jogo foi Mbappé, que marcou três vezes e tirou as chances do Barça, que já não contava mais com o trio MSN, de se classificar.
O placar até foi aberto pelo Barcelona, em pênalti cobrado por Messi. Depois disso, contudo, só deu PSG na partida. Mbappé empatou ainda no primeiro tempo, em um jogo que até então estava equilibrado. Porém, na segunda etapa a goleada foi concretizada. O atacante francês fez mais dois, enquanto Moise Kean foi o responsável pelo outro do PSG.
No jogo da volta, o Barça não conseguiu fazer história novamente. Em Paris, empate em 1 a 1 e classificação garantida. A campanha do PSG foi até a semifinal, que acabou caindo para o Manchester City.
Quando as equipes se enfrentam pela Champions League 2023/2024
- Ida: 10 de abril, às 16h, no Parque dos Príncipes, em Paris
- Volta: 16 de abril, às 16h, no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona