Atlético de Madrid e Borussia Dortmund fazem um dos duelos das quartas de final da Champions League 2023/2024. As equipes já se enfrentaram quatro vezes no torneio, com duas vitórias de cada lado. Esta será a primeira vez que os clubes vão jogar no mata-mata da principal competição do futebol europeu.
A primeira vez que ocorreu esse confronto foi em 1996, na edição em que o Borussia saiu como campeão e as duas equipes estiveram no mesmo grupo. Na terceira rodada, vitória dos alemães por 1 a 0.
Já o duelo mais recente foi vencido pelo Atlético de Madrid. Em 2018, também na fase de grupos, a equipe espanhola venceu por 2 a 0, mas, antes sofreu uma goleada marcante. Separamos em detalhes dois triunfos de cada um dos clubes neste duelo equilibrado historicamente.
Única derrota na campanha do título
O Borussia Dortmund venceu a Champions League apenas uma vez na história. Na temporada 1996/1997, os alemães fizeram uma campanha quase perfeita, não fosse o Atlético de Madrid. As equipes se enfrentaram na quarta rodada, na Alemanha, e os Colchoneros conseguiram se vingar do resultado anterior na Espanha.
Na ocasião, o Borussia saiu ganhando com gol do atacante Herrlich. No entanto, o Atlético de Madrid conseguiu a virada ainda na primeira etapa. Roberto Fresnedoso marcou o primeiro e Pantic fez o segundo, com um golaço de falta, decretando uma importante vitória na competição.
Esse triunfo garantiu a equipe espanhola em primeiro no grupo. Contudo, nas quartas de final — na época o mata-mata começava nessa fase — o Ajax eliminou os Colchoneros. O Dortmund, por outro lado, passou pelo Auxerre-FRA e pelo Manchester United vencendo todos os duelos. Na decisão, os alemães superaram a Juventus por 3 a 1.
Chocolate alemão
Depois desse confronto, as equipes só voltaram a jogar contra pela Champions League 22 anos depois. Novamente no mesmo grupo, eles se enfrentaram duas vezes. Na primeira, em Dortmund, o Borussia aplicou uma goleada por 4 a 0.
O volante Witsel abriu o placar no primeiro tempo. Na segunda etapa, o lateral Raphael Guerreiro fez o segundo e o quarto gols. O terceiro foi marcado pelo ponta Jadon Sancho. Apesar da derrota no jogo na Espanha, o Borussia conseguiu ficar em primeiro no grupo. Os clubes empataram em pontos e o saldo de gols foi determinante.
Nas oitavas de final, entretanto, as duas equipes foram eliminadas. O Borussia sofreu 4 a 0 no agregado para o Tottenham — que foi finalista da competição. O Atlético de Madrid teve um desfecho mais sofrido. Os espanhóis venceram a Juventus por 2 a 0 no jogo de ida, mas sofreram o revés de 3 a 0, com três gols marcados por Cristiano Ronaldo.
Quando as equipes se enfrentam pela Champions League 2023/2024
- Ida: 10 de abril, às 16h, no Cívitas Metropolitano, em Madrid
- Volta: 16 de abril, às 16h, no Signal Iduna Park, em Dortmund