Primeiro semestre de 2022, jogaço entre Manchester City e Real Madrid na semifinal da Champions League: 4 a 3 para os ingleses. Uma final antecipada, que teria ainda o jogo de volta. Em Madri, 3 a 1 para os espanhóis, em virada espetacular com direito a dois gols nos acréscimos do segundo tempo e concretização da vitória na prorrogação. Ponto para Ancelotti contra Guardiola.
Mas o técnico catalão se redimiu em maio do ano seguinte: 1 a 1 no Bernabéu e goleada de 4 a 0 em mais uma final antecipada nas semifinais. Ponto para Pep. Nesta terça-feira (9), novo encontro, jogo de ida no suntuoso Santiago Bernabéu. Desta vez, as bolinhas do sorteio colocaram a final antecipada nas quartas, mais cedo ainda. Só um deles vai seguir na Liga dos Campeões ao final desta fase.
Quando o Real venceu o City, há quase dois anos, acabou campeão. No ano seguinte, o City eliminou o Real e levantou a taça. Ninguém contesta que são os dois melhores times do momento. De um lado, Vini Jr., Bellingham, Tchouaméni, Valverde, Rodrygo e 14 títulos de Liga. Do outro lado, Haalland, De Bruyne, Bernardo Silva, Rodri, Grealish, Foden e o dinheiro dos xeques na forma de hegemonia inglesa. Fora de campo, Carlo Ancelotti, quatro Ligas dos Campeões, contra Guardiola, três Champions League. Será um banquete de futebol e uma reedição do que vimos nas duas últimas temporadas. Vejam o quão pouco mudaram desde 2021/2022.
Real Madrid x Manchester City nas quartas da Champions 2023/24
O Real Madrid só não terá Courtois, vitimado por nova lesão no joelho, e Alaba, também paciente de cirurgia no joelho. Camavinga, Tchouaméni, Vini e Belligham entram com dois cartões. O time-base na temporada: Lunin; Carvajal (Vázquez), Nacho Fernández, Rudiger e Tchouaméni; Kroos, Bellingham, Valverde e Camavinga (Modric); Rodrygo e Vini Jr.
Tchouaméni vem sendo utilizado tanto na sua posição de origem (volante) como na defesa. Carvajal também fez alguns jogos como zagueiro. Kroos e Modric perderam espaço em relação as outras temporadas, mas o alemão ainda tem aparecido como titular em alguns compromissos deste ano.
O time-base do Manchester City na temporada: Éderson; Walker, Rúben Dias, Aké (Akanji ou Gvardiol); Stones (Kovacic), Rodri, De Bruyne, Bernado Silva; Phil Foden (Grealish), Álvarez (Doku) e Haaland.
Álvarez vem ganhando a posição no ataque, ao lado de Haaland, mas Guardiola pode optar por um ponta de um contra um para o confronto contra os espanhóis. Grealish é quem deve aparecer, pelo seu poder decisivo.
O que mudou nos confrontos de 2022, 2023 e 2024?
As peças de Real e City foram quase todas mantidas nesta temporada. Os goleiros e defensores são praticamente os mesmos dos anos passados, com exceção de alguns nomes, como Zinchenko, hoje no Arsenal. Claro, houve mudanças na zaga, mas sempre com os mesmos que estão no plantel até hoje.
No meio-campo dos espanhóis, em 2022, Kroos e Modric eram donos do pedaço. Em 2024, joga um ou outro. A intensidade do jogo já não permite os dois em jogos de vulto. Mas seguem sendo importantes.
O City também perdeu peças importantes no centro: Gundogan, hoje no Barcelona, foi um dos destaques na campanha do título inédito. Para esta terça, Éderson, com lesão no músculo da perna direita em 10 de março, deve voltar. Ficou no banco contra o Crystal Palace, no processo de retorno. Os times possuem quase as mesmas caras dos últimos dois anos. Confira.
Real x Manchester City 2022
4x3 para o City (ida)
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Alaba, Militão e Mendy; Valverde, Kroos e Modric; Rodrygo, Vini Jr e Benzema.
Manchester City: Éderson; Stones, Rúben Dias, Laporte e Zinchenko; Rodri, De Bruyne e Bernardo Silva; Mahrez, Foden e Gabriel Jesus.
3x1 para o Real (volta)
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Nacho Fernández, Militão e Mendy; Casemiro, Valverde, Kroos e Modric; Vini Jr e Benzema.
Manchester City: Éderson; Walker, Rúben Dias, Laporte e Cancelo; Rodri, De Bruyne e Bernardo Silva; Mahrez, Foden e Gabriel Jesus.
Real x Manchester City 2023
1x1 (ida)
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Alaba, Rudiger, e Camavinga; Valverde, Kroos e Modric; Rodrygo, Vini Jr e Benzema.
Manchester City: Éderson; Walker, Rúben Dias e Akanji; Stones, Rodri, Gundogan, De Bruyne e Bernardo Silva; Grealish e Haaland.
4x0 para o City (volta)
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Alaba, Rudiger, e Camavinga; Valverde, Kroos e Modric; Rodrygo, Vini Jr e Benzema.
Manchester City: Éderson; Walker, Rúben Dias e Akanji; Stones, Rodri, Gundogan, De Bruyne e Bernardo Silva; Grealish e Haaland.
*Produção: Nikolas Mondadori