A Praça Pereira Parobé foi construída na década de 1920 ao lado do Mercado Público de Porto Alegre. O jardim e os bancos rodeavam um lindo chafariz. O espaço é ocupado hoje por bancas de hortifrutigranjeiros e o terminal de ônibus.
Em 1919, devido à construção do cais do porto, a velha doca junto ao Mercado Público precisou ser aterrada. No local, chegavam pequenas embarcações para abastecer as bancas. Pelo plano original, o terreno receberia um teatro municipal. No livro Porto Alegre: Guia Histórico, Sérgio da Costa Franco recorda que o projeto nunca se concretizou.
A intendência de Porto Alegre ficou com nova área para urbanização. O intendente Otávio Rocha decidiu implantar uma praça, que também seria ponto dos bondes. O centro da cidade passava por outras mudanças importantes na época, como a abertura da Avenida Júlio de Castilhos.
O nome da praça homenageou João José Pereira Parobé, engenheiro, militar, político e professor. Em relatório municipal de 1927, foi dada por concluída a obra de urbanização do logradouro. A Revista do Município publicou fotos da novíssima praça, já com o chafariz. Em propaganda, a empresa Carris comunicou o novo trajeto dos bondes São João e Navegantes a partir de 26 de março de 1927, saindo da Praça Parobé pela Avenida Júlio de Castilhos, seguindo depois pela Rua Voluntários da Pátria.
O belo Chafariz Imperial está hoje no Recanto Europeu, no Parque Farroupilha. Ele foi um dos oito chafarizes monumentais que chegaram a Porto Alegre entre 1865 e 1866. Todos eram pontos de abastecimento de água potável, cercados e com cobrança. Sete, feitos de ferro, vieram da França. Somente o Chafariz Imperial resistiu ao tempo. Transferido da Praça Parobé, está desde 1941 na Redenção.
Um abrigo de bondes foi construído em 1935. Ele virou ponto de comércio de hortifrutigranjeiros. Na grande enchente de 1941, a área ajardinada ficou destruída. Depois de alguns anos, o local virou estacionamento de automóveis e parada dos ônibus.
A Praça Parobé hoje é um espaço para o transporte público e comércio, já que tem o Terminal Parobé, concluído em julho de 2000, e o Hortomercado Parobé.
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