O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho passará por grandes transformações nos próximos anos com os projetos previstos na concessão à iniciativa privada. Em setembro, todos os anos, já é a área mais movimentada de Porto Alegre devido ao Acampamento Farroupilha. Em uma área aterrada da cidade, o Parque Harmonia foi inaugurado em 4 de setembro de 1982.
A área estava sem uso, praticamente abandonada, depois das obras dos prédios administrativos do governo estadual. Sem grandes obras e preservando o pouco da vegetação natural, a prefeitura queria um local simples, um ambiente gaúcho, inexistente até então na capital gáucha. Os 65 hectares ficavam entre o Guaíba e a primeira perimetral (Avenida Loureiro da Silva). A Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) só foi construída anos depois.
Há 40 anos, uma perspectiva com o parque, que tinha praia, era da possibilidade de banhos no Guaíba no futuro, com a despoluição da água. Como sabemos, a região é imprópria para banho até hoje, pela qualidade da água e pelo risco de afogamento. Com menos árvores do que hoje, o parque era um local propício para tomar um chimarrão ou fazer aquele churrasco de final de semana. A área permitiu realização de atividades campeiras a poucos metros do agitado centro de Porto Alegre.
As obras começaram em março de 1981, na administração do prefeito Guilherme Socias Villela. Pelo plano, os funcionários do parque deveriam trabalhar pilchados. Na porteira, o parque era identificado como Estância da Harmonia.
No dia da inauguração, o Clube de Aeromodelismo Salgado Filho realizou voos de demonstração e o Clube de Nautimodelismo Minuano fez uma exposição de barcos. O público também acompanhou torneio de bocha e disputa de cancha reta. No final de semana seguinte, foram realizadas gineteadas e tiros de laço. No galpão construído, ocorreram apresentações de danças e trovas.
Em 1987, ano do primeiro Acampamento Farroupilha, a Câmara de Vereadores aprovou a mudança do nome para homenagear o fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, que morreu no ano anterior.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)