Depois de ser a maior construtora do Brasil, a Encol não resistiu a uma crise financeira e de credibilidade. A empresa faliu em 1999, deixando no prejuízo credores, funcionários e clientes. Mesmo com a falência, a marca continua viva em uma tradicional praça de Porto Alegre, no bairro Bela Vista.
A praça da Encol ocupa uma área de 26.670 metros quadrados, local de atividades físicas, brincadeiras de crianças, passeio com cães ou roda de chimarrão. O nome oficial é outro. A Praça Carlos Simão Arnt foi criada por lei em 1981, formada pela junção da praça 2 e da travessa 7 do Loteamento Chácara Santos Netto. O homenageado é um dos meninos que fundaram o Grêmio Náutico União. Arnt foi o primeiro presidente do clube, que tem uma das sedes perto da praça.
Se o nome é Carlos Simão Arnt, por que todos a conhecem como praça da Encol? Para entendermos, precisaremos voltar ao início da década de 1990. A praça estava sem cuidados, um grande terreno baldio com capim alto. Com empreendimentos na vizinhança, a Encol queria tornar o espaço mais atraente para as famílias.
Em 31 de março de 1990, a prefeitura reinaugurou a praça totalmente reformada pela construtora. Ganhou gramado, quadras poliesportivas, áreas de recreação infantil e cancha de bocha. Com apresentação da Banda Municipal, foram plantadas árvores. O público assistiu a uma apresentação do músico Gilberto Gil, que estava na cidade para outro show patrocinado pela Encol na região da Usina do Gasômetro.
Com o tempo, a praça virou uma das mais movimentadas da cidade. Onde as pessoas iam? Na praça da Encol. A população incorporou a marca na denominação do local. Nem a falência e a crise de imagem da construtora alteraram o nome popular.
A Encol já foi ponto tradicional das festas dos "bixos". O curso pré-vestibular Universitário adotou a praça quando a construtora entrou em crise e abandonou a zeladoria. Por algum tempo, a associação de amigos da praça tentou desvincular o nome da marca da construtora. Não conseguiu. A falida Encol continua viva em Porto Alegre.
Desde 2013, a Praça Carlos Simão Arnt é adotada pela construtora Melnick, responsável pelas melhorias da área.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)