O Grêmio Náutico União foi fundado em 1º de abril de 1906. O "clube dos guris" surgiu da paixão de seis jovens pelo remo. O esporte era muito popular em Porto Alegre no final do século 19 e início do século 20, praticado no Guaíba principalmente por alemães e seus descendentes. Outros clubes já reuniam remadores, como Ruder Club, Ruderverein Germânia, Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré e Clube de Regatas Almirante Barroso.
Sem acesso a outros clubes de remo, os guris Carlos Simão Arnt, o Carlito, 13 anos; Hugo Deppermann, 13; Arno Deppermann, 15; Hugo Berta, 13; Arnaldo Bercht, 12; e Emílio Bercht, 10, decidiram criar um para chamar de seu. A ideia do Ruderverein Freundschaft (Sociedade de Regatas Amizade) surgiu nas salas de aula do Deutsch Hilfsvereinschule, o colégio alemão, atual Colégio Farroupilha. A escola ficava na Rua São Rafael, atual Avenida Alberto Bins.
A turma se reunia com frequência na fábrica de móveis Kappel & Arnt, do pai de Carlito, na Rua Voluntários da Pátria, perto da Rua Ramiro Barcellos. Sem o aterramento, o Guaíba (Delta do Jacuí) ficava logo à frente. Uma canoa, usada pelos funcionários, era diversão para os guris, em passeios e pescarias. Eles ficavam animados quando viam os barcos dos clubes de remo. Como eram muito jovens, não foram aceitos nas agremiações.
A saída foi fundar o novo clube. No pátio da casa de Carlito, o primeiro presidente, faziam reuniões de diretoria. A primeira ata ficou registrada em um caderno, com assinatura dos seis. Com ajuda do Major Edmundo Arnt, pai de Carlito, compraram o primeiro barco, batizado de Martha, nome da irmã dos Bercht, escolhida como madrinha. Em frente à fábrica de móveis, construíram um galpão com tábuas usadas e telhas de zinco. Ali, ficava guardado o barco.
Nas primeiras remadas, Major Arnt determinou que, por segurança, o percurso fosse da sede até a Rua Hoffmann, sempre perto da margem. Os guris chamaram a atenção no Guaíba e logo começaram a receber novos sócios. Em novembro de 1908, no mesmo local do galpão dos barcos, construíram a primeira sede, um chalé de dois pisos.
Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, como outras entidades de origem alemã, precisaram mudar o nome e escolheram Grêmio Náutico União. Com quatro sedes e 30 mil associados, o GNU é um dos maiores clubes do Brasil, mantendo o espírito esportivo e de amizade dos seis guris.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)