Porto Alegre recebeu oito chafarizes monumentais em 1865 e 1866. Eles eram pontos de abastecimento de água potável, cercados e com cobrança. Sete, feitos de ferro, vieram da França. Somente um sobreviveu ao tempo na cidade. Originalmente chamado de Chafariz Conde d´Eu, ficou conhecido como Chafariz Imperial. A bela obra de arte está desde 1941 no Parque da Redenção, onde ocupa lugar de destaque no Recanto Europeu.
O Chafariz Imperial ficava inicialmente na Praça Paraíso, depois renomeada Praça Conde d´Eu e atual Praça XV de Novembro. Em 1866, começou a ser usado pela Cia. Hidráulica Porto-Alegrense. A obra do escultor Albert-Ernest Carrier-Belleuse apresenta três estátuas de crianças em torno do eixo central da parte superior. Na borda da taça, estão doze máscaras masculinas que jorram água pela boca em uma larga base com quatro carrancas de leões, que também jogam água pela boca.
A fotografia mais antiga mostra o chafariz cercado e com uma guarita do cobrador de água ou vigia. Ficava perto do Mercado Público. O registro não tem data confirmada, mas é do período logo após a instalação.
Em 1925, provavelmente por ficar muito próximo do novo Chalé da Praça XV, acabou transferido para área aterrada ao lado do Mercado Público, na nova Praça Parobé, onde hoje fica o terminal de ônibus. Antes da enchente de 1941, o levaram para o Parque Farroupilha. Em 2019, passou pelo seu maior restauro, custeado pelo Sindicado das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RS).
O que aconteceu com os outros seis chafarizes? Foram removidos entre 1900 e 1912, sem deixar vestígios. Eram de propriedade do governo da província, arrendados inicialmente à Cia. Hidráulica. O historiador de arte José Francisco Alves acredita que foram vendidos como ferro velho. Nunca encontraram as peças.
Dos chafarizes monumentais, só um não era de ferro e francês. Vindo da Itália, o Chafariz dos Cinco Rios, feito de mármore de Carrara, ficava na Praça da Matriz. Quatro estátuas originais estão nos Jardins da Hidráulica, no bairro Moinhos de Vento.
A história dos chafarizes é uma de muitas contadas em detalhes por José Francisco Alves no livro A Escultura Pública de Porto Alegre - obra comemorativa Porto Alegre 250 Anos. Com 412 páginas, o leitor mergulha no passado da cidade, em especial das obras de arte pública.
O lançamento ocorrerá no sábado (11/6), às 18h, no Shopping Total, em Porto Alegre. No local, o livro estará à venda por R$ 200.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)