O centenário prédio do Shopping Total é um dos mais importantes de Porto Alegre. Ele é chamado ainda hoje por alguns de Cervejaria Brahma, a última a produzir a bebida no local. O gigante da Avenida Cristóvão Colombo felizmente foi preservado e recebe milhares de pessoas diariamente no centro comercial. O projeto arquitetônico e iconográfico é de Theo Wiederspahn, que nos deixou muitas mensagens na fachada. Construído pelo escritório de engenharia de Rudolph Ahrons, o primeiro prédio do complexo da Cervejaria Bopp Irmãos foi inaugurado em 1911.
No topo, está a estátua de um elefante, obra do alemão Alfred Schob. Na cidade de hoje, com prédios maiores, o animal não tem a mesma visibilidade dos primeiros tempos, quando a fábrica era imponente entre as casas e imóveis comerciais mais baixos no bairro Floresta. A fachada foi usada com um outdoor. A decoração representou em torno de 10% do custo total da construção.
Por que um elefante no topo? A resposta é simples. Elephante era uma marca de cerveja produzida pela Bopp. A jogada de publicidade estava clara, querendo alcançar quem circulava pela região. Lembrando que os jornais eram o veículo para propaganda das marcas no início do século 19.
A marca de cerveja preta Elephante estava registrada pelo empresário Carlos Bopp desde 1905. Em nota no jornal A Federação, descrevia o rótulo "branco em forma oval" com "um campo, com uma pequena casa e diversas árvores" no fundo. O elefante foi desenhado com um barril preso na tromba.
Mercúrio, da mitologia romana, também está representado no topo do prédio, em uma das pontas. A decoração da porta frontal do prédio, junto à calçada da avenida, traz elementos germânicos, representando a origem dos donos da cervejaria. São dois barris de onde sai o lúpulo e jorra espuma. As figuras de homens de chapéu alemão trazem nas mãos canecos de cerveja.
Na época da inauguração, a Cervejaria Bopp Irmãos produzia 30 mil garrafas de cerveja por dia, de acordo com o historiador Gunter Axt. A fábrica possuía uma frota de dez veículos que realizavam a distribuição da cerveja em Porto Alegre e no interior do Estado. Na Exposição Agropecuária de 1912, a Bopp apresentava as cervejas das marcas Elephante, Negrita, Oriente e Commercial.
Em 1914, foi inaugurado o segundo pavilhão da cervejaria com a bonita torre do relógio. Ela tem no topo figuras em volta de barris com propaganda da Negrita (que também tinha um elefante no rótulo) e da Oriente. Outra imagem em destaque, obra do artista Alfred Adloff, é Gambrinus, figura mítica para germânicos e uma espécie de patrono dos cervejeiros.
Em 1924, a Cervejaria Continental nasceu da união das cervejarias Bopp, Ritter e Sassen. Na década de 1940, a Continental foi incorporada pela Cervejaria Brahma. O Shopping Total foi inaugurado no prédio da antiga fábrica em 2003.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)