O Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, é reconhecido pela grande área verde. Em meio aos corredores formados pelas árvores, a população aproveita para caminhar, correr ou pedalar. Nas quadras e nos campos, são praticados vários esportes. Em dias de jogos do Inter, colorados aproveitam a sombra para o churrasco e a conversa dos amigos.
Em 9 de dezembro de 1978, quando inaugurado ao som da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, o parque era ainda um gigantesco descampado, uma área tomada do rio. As árvores estavam pequenas, recém plantadas.
O aterro da Avenida Praia de Belas começou a ser planejado ainda no final do século 19. Muitos projetos foram propostos, incluindo um novo bairro. Em 1963, o prefeito José Loureiro da Silva sancionou a lei criando um parque público em parte do aterro. As obras começaram apenas em 1977.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Eduardo Xavier, disse na época que representava "a luta da cidade contra o espigão e o concreto". Originalmente com 74 hectares, o Marinha do Brasil já nasceu como o maior de Porto Alegre. O prefeito Guilherme Socias Villela e o ministro da Marinha, almirante Geraldo Azevedo Henning, comandaram a festiva cerimônia de inauguração.
Pelo plano da prefeitura, a nova área de lazer da cidade seria mais movimentada do que o Parque Farroupilha. A pista de skate foi uma das atrações. Projetada com 150 metros de comprimento, deveria atender o crescente número de praticantes do esporte no final da década de 1970. O parque também recebeu quadras de concreto, ringue de patinação, campo de futebol e pista de atletismo.
A urbanização do parque incluiu canteiros de flores, gramado e lagos. As futuras gerações de porto-alegrenses ganharam um presente daqueles que plantaram as árvores há 45 anos. E não foram poucas. No total, o novo parque recebeu 12,6 mil mudas na área, até a orla do Guaíba. Os sabiás, canários e outros pássaros também agradecem.
Completando 45 anos, a área atualmente com 70 hectares ganhou novos frequentadores depois da revitalização da orla do Guaíba.
Conheça a história de outras praças e parques de Porto Alegre:
- Conheça os nomes antigos da Praça da Alfândega
- Praça da Encol: nome oficial, músico famoso na reinauguração e a construtora falida
- Parque e Estádio Ramiro Souto, na Redenção
- Parque da Redenção: carreteiros, Guerra dos Farrapos, touradas, bandeiras nazistas e brique
- Como era o Parcão na inauguração, em 1972
- Como era o Parque Harmonia em 1982
- Praça Oswaldo Cruz, uma das menores de Porto Alegre