A prefeitura de Porto Alegre planejava na década de 1950 a construção de um bairro modernista no aterro da Avenida Praia de Belas. Depois de muitos debates nas décadas anteriores, o aterramento começou em 1956. Com draga, a areia do fundo do Guaíba foi jogada para a margem. Aos poucos, o lago estava mais distante. A praia ficou apenas no nome da avenida do bairro Menino Deus.
Em 16 de novembro de 1956, o prefeito Leonel Brizola levou autoridades e imprensa para conhecerem os primeiros cinco hectares de aterramento. A visita pode ser vista no vídeo acima. A draga era operada pela empreiteira Sociedade Técnica de Engenharia e Representações S.A. (STER). O Jornal do Dia noticiou que era um dos "sonhos mais antigos de Porto Alegre", já que o primeiro projeto para aproveitamento da área foi realizado em 1893, durante governo de Julio de Castilhos.
Em novembro de 1955, a Câmara Municipal aprovou o plano definitivo para construção da futura Avenida Beira-Rio, de autoria do engenheiro Edvaldo Pereira Paiva e do arquiteto Carlos Maximiliano Fayet. Como era a operação para aterramento? O filme da produtora Wilkens Filmes (sem áudio) ajuda a entender o trabalho que permitiu, anos depois, a construção do Estádio Beira-Rio, prédios públicos e privados, parques e o complexo da Orla do Guaíba. Na antiga enseada da Praia de Belas, a água chegava às margens da avenida.
Como a arquiteta e urbanista Maria Dalila Bohrer explicou no podcast Aconteceu em Porto Alegre, o plano da construção do bairro planejado não saiu do papel. Pelo projeto, o Aterro da Praia de Belas teria 300 hectares destinados a edifícios residenciais. A maquete também mostra uma marina.
Com o fracasso comercial do bairro, a prefeitura mudou o destino da área no início da década de 1960. Do projeto residencial original, só foram construídos os edifícios que estão nos fundos do prédio do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul. A área aterrada ficou em 200 hectares.
O nome Aterro da Praia de Belas, como apresentavam na época das obras, ficou no passado. O processo de aterramento ocorreu de forma gradual nas duas décadas seguintes. O Estádio Beira-Rio ficou pronto em 1969. O Parque Marinha do Brasil foi inaugurado em 1978. Em 1982, foi aberto o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Edvaldo Pereira Paiva é homenageado no nome da Avenida Beira-Rio.
A inauguração da Orla Moacyr Scliar, o primeiro trecho revitalizado, ocorreu em 29 de junho de 2018, 62 anos depois do início do aterramento.
Ouça entrevista com arquiteta e urbanista Maria Dalila Bohrer sobre os aterramentos em Porto Alegre: