A Linha Turismo é uma forma de conhecer em pouco tempo grande parte dos pontos históricos e turísticos de Porto Alegre. Em ônibus especial e com guia, fica mais fácil entender o presente e o passado da cidade. Acompanhado de ouvintes da Rádio Gaúcha, eu e o Paulo Germano fizemos o passeio para transmissão ao vivo do programa Gaúcha Mais. Acima, assista ao vídeo do tour.
Com autorização da prefeitura, a nova Linha Turismo é operada pela Orgatur Navegação e Turismo, a mesma do Barco Cisne Branco; e a empresa de transportes e viagens Turis Silva. Depois de iniciar os passeios apenas em ônibus fechado, recentemente começou a ser usado novo veículo, com teto transparente e sem janelas. A capacidade é 57 passageiros sentados.
Quando sai do Cais Mauá, ponto de partida da viagem, o guia Roque Lemanski já apresenta a data de fundação da cidade, aproveitando o remodelado muro da Avenida Mauá. A revitalizada Orla do Guaíba é ponto para vídeos e fotografias. Lemanski revela que o Parque Farroupilha, o popular Parque da Redenção, é um dos locais preferidos dos turistas. Quando passa ao lado, o guia explica expressões porto-alegrenses, como berga, churras e chimas.
No Centro Histórico, os prédios antigos contam a história de Porto Alegre. O ônibus passa, por exemplo, pela Praça da Matriz, Theatro São Pedro, Praça da Alfândega, Paço Municipal e Mercado Público.
O ponto de partida da Linha Turismo fica no Armazém B3, do Cais Mauá. O mapa mostra o trajeto original, sujeito a alterações provocadas por obras em ruas da cidade.
O roteiro apresenta a capital gaúcha aos visitantes e pode revelar uma outra Porto Alegre aos porto-alegrenses.
Linha Turismo
- Embarque: Armazém B3, do Cais Mauá (Av. Mauá, 1050), junto ao Cisne Branco e à estação do Catamarã
- Dias: de terça-feira a domingo
- Horários: saídas às 10h30 e 12h30, podendo acontecer também às 14h30 e 16h30, de acordo com a demanda
- Ingresso: no site (linhaturismo.com.br) ou na bilheteria, que fica no local de embarque
- Valor: R$60 (R$ 30 a meia-entrada)