Balneário Camboriú já tinha arranha-céus na década de 1970, mas bem menores do que os gigantes do século 21. Depois da emancipação em 1964, o crescimento era acelerado, com a verticalização da cidade. Os turistas chegavam de outras regiões do Brasil e de países vizinhos.
No cinejornal Brasil Hoje, da Agência Nacional, em 1974, uma reportagem apresentou a praia de Santa Catarina. No acervo do Arquivo Nacional, as imagens permitem uma volta no tempo. No vídeo acima, veja como era o balneário 50 anos atrás.
Na temporada de 1974, a população circulante em Balneário Camboriú estava projetada em 300 mil, considerando moradores e visitantes. A BR-101 facilitava a chegada de veranistas. Além dos edifícios residenciais, aproximadamente 40 hotéis estavam abertos.
A Praia de Camboriú era apenas um recanto de pescadores até a década de 1920. Com aumento de veranistas de municípios da região, principalmente de Blumenau e Itajaí, começaram as surgir hospedarias. O Strand Hotel, ou "Hotel do Jacó", foi o primeiro, aberto em 1928. A emancipação do distrito de Camboriú ocorreu em 1964, quando nasceu Balneário Camboriú.