Balneário Camboriú concentra os maiores arranha-céus do Brasil. Na cidade no litoral de Santa Catarina, estão gigantes de quase 300 metros de altura. A verticalização do balneário foi acelerada a partir da década de 1960, depois da emancipação do município. Em 1957, o maior prédio do município tinha apenas quatro andares.
A história da praia de pescadores começou a mudar na década de 1920, quando moradores de Itajaí e Blumenau chegaram em maior número para desfrutar da tranquilidade na beira do mar. Empreendedores viram a oportunidade de abrir hospedarias. A história está contada em detalhes no livro Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú, de Mariana Schlickmann.
Na década de 1920, a Praia de Camboriú era um recanto de pescadores, com pouquíssimos moradores, que viviam da agricultura de subsistência e da pesca artesanal. Em 1927, foi fundada a Colônia de Pescadores Z7, uma das primeiras da região.
A primeira hospedaria foi aberta em 1928 por Jacob Schmitt. O Strand Hotel, ou "Hotel do Jacó", ficava na esquina das avenidas Atlântica e Central. Em 1934, surgiram o Hotel Miramar e o Balneário Hotel, primeira construção de alvenaria da praia, colocada abaixo no final da década de 1990.
Adolfo Fischer abriu em 1957 o primeiro hotel considerado de luxo, o Hotel Fischer. O empreendimento foi o primeiro a ter banheiro em todos os quartos. Com quatro andares, o Hotel Fischer era o maior da praia. Em 1959, o Edifício Eliane foi o primeiro prédio de apartamentos residenciais, na Avenida Brasil.
Com crescimento populacional e de turistas, o balneário estava se desenvolvendo mais do que o município de Camboriú. Em 1959, vereadores aprovaram o projeto que criou o distrito da Praia de Camboriú. Não demorou para a emancipação, em 1964, quando nasceu Balneário Camboriú.
A autonomia administrativa acelerou a expansão da cidade. Entre os anos 1960 e 1970, muitos prédios começaram a ser erguidos. Os gigantes de aço e concreto viraram símbolos da praia catarinense. Com o crescimento, nos anos 1970, os jornais já noticiavam problemas de trânsito, poluição e preços altos na temporada.
Pelo Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Balneário Camboriú tem 139 mil moradores. No verão, o número é multiplicado.