Um hospital gaúcho está entre os 12 centros que serão responsáveis pelos testes da CoronaVac — vacina contra o coronavírus — no Brasil. É o São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1) pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria.
No local, serão realizados os testes da fase 3, em humanos. A imunização foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, com sede em Pequim, e é uma das mais promissoras em todo o mundo, segundo o Executivo paulista.
A coluna consultou o governador de São Paulo sobre as razões que motivaram a escolha pelo hospital gaúcho. E traz aqui a principal delas.
Trata-se da experiência da instituição quanto à testagem e aplicação da vacina contra a dengue, conforme explicou Doria com exclusividade à coluna. Na ocasião, o São Lucas foi aliado do Instituto Butantan no procedimento. O mesmo instituto será responsável por coordenar a pesquisa CoronaVac no Brasil.
Doria avaliou como "exitosa" a experiência.
— O Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi escolhido para participar da pesquisa de desenvolvimento da vacina para o coronavírus em razão da sua participação anterior no desenvolvimento da vacina para a dengue do Instituto Butantan. Participação exitosa e capacitada — explicou Doria.
Hospital São Lucas
Diretor-geral do São Lucas, Leandro Firme comemorou a escolha da instituição, conforme informou GaúchaZH:
— É uma grande honra ter a possibilidade de fazer parte de um movimento histórico, junto a outros hospitais e centros de pesquisa de referência no Brasil e no mundo, na busca da vacina efetiva e segura contra a covid-19 — disse.
O líder do projeto e chefe de serviço de Infectologia do Hospital, Fabiano Ramos, ressalta que os pesquisadores do HSL estão preparados para conduzir os estudos junto à população do Rio Grande do Sul.
— Estamos otimistas e não vamos medir esforços para alcançarmos os resultados necessários — afirmou Ramos.