A investigação do acidente que causou a morte de Endriel de Camargo Borges, de cinco anos, em Passo Fundo, teve avanços nesta quarta-feira (15). A Polícia Civil apontou que o verdadeiro motorista do veículo que causou a colisão era um homem de 22 anos, e não o adolescente de 16 anos, indicado inicialmente como condutor do automóvel.
De acordo com a delegada responsável pela investigação, Daniela Mineto, essa informação foi confirmada através de imagens de videomonitoramento do local. Os depoimentos dos policiais militares que atenderam a ocorrência também ajudaram a identificar o verdadeiro motorista.
— Com a análise das imagens que nós trouxemos aos autos e mais o depoimento dos dois policiais militares que estiveram no local, foi estabelecido que, sem sombra de dúvidas, o maior de idade, que era o indivíduo que usava a camiseta vermelha, era quem conduzia o veículo no momento do acidente — apontou a delegada.
Nos próximos dias, a polícia colherá o depoimento do homem de 22 anos, agora apontado como motorista. De acordo com a investigação, o condutor não possui habilitação. Ele, conforme a delegada, será indiciado por homicídio culposo qualificado pela embriaguez, além de lesão corporal.
No vídeo divulgado pela Polícia Civil (veja as imagens acima), é possível ver que, após a colisão entre os dois veículos, um homem vestindo uma camiseta vermelha sai do lado do motorista, enquanto outra pessoa, sem camiseta, sai da porta do carona. O indivíduo sem camiseta é o menor de idade, que foi apresentado como condutor.
Na continuidade do vídeo, é possível ver que o homem de camiseta vermelha vai até o carro em que estava a vítima. Ele dá a volta e, por fim, volta até o veículo que dirigia.
Segundo a delegada, a mulher que estava junto do suspeito de provocar o acidente teria dito aos policiais que o motorista era o jovem de 16 anos. Todavia, a investigação conseguiu apontar que a informação era falsa. A passageira também deve sofrer responsabilização por conta da declaração dada aos policiais no dia do acidente.
Relembre o caso
O acidente aconteceu no domingo (12), no cruzamento das ruas Gervásio Annes com Guilherme Kurtz, no bairro Vila Luiza, em Passo Fundo. O menino, a prima e uma tia iam buscar a mãe dele no trabalho.
De acordo com a Brigada Militar (BM), o carro em que a criança estava transitava pela Rua Gervásio Annes, quando teve a frente cortada por um automóvel que estava na Rua Guilherme Kurtz e não parou na sinalização obrigatória de "pare". Os dois veículos colidiram e rodopiaram na via. Com o impacto da colisão, o menino foi arremessado para fora do veículo.
O corpo de Endriel foi sepultado na tarde de segunda-feira (13) em Passo Fundo.
Contrapontos
Zero Hora tenta contato com as defesas do homem de 22 anos, identificado como condutor, e da passageira que teria dito à polícia que o adolescente seria o motorista do carro no momento do acidente. O espaço para manifestações está aberto.
Já a defesa do adolescente de 16 anos, que inicialmente foi apontado como condutor do automóvel, confirmou que o jovem não dirigia o carro. Em nota, o advogado Lucas Duarte afirmou que o cliente está cooperando com as autoridades.
"No dia 12 de janeiro de 2025 aconteceu acidente de trânsito que vitimou Endriel de Camargo Borges, de cinco anos. Após a divulgação das imagens de câmeras de segurança que capturaram o momento da colisão entende-se prudente prestar alguns esclarecimentos.
A defesa constituída de M. H. (devido ser menor de idade terá sua identidade preservada) presente no contexto fático, vem informar que sua pessoa é o rapaz sem camiseta que sai do veículo – pelo lado do carona – e senta na calçada, não sendo o motorista, conforme apontado inicialmente. M. H. se colocou, e mantém, à disposição para cooperar integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos.
O investigado gostaria de expressar seu mais profundo pesar pelo trágico acidente de trânsito ocorrido. Estando profundamente abalado e arrependido."