A promessa é abrir um portal no tempo bem no meio do bar Ocidente, em Porto Alegre. Na próxima quinta-feira (28), a partir das 21h, o público será transportado de volta a 1987 e 1988, quando a cena roqueira local vivia o seu momento mais criativo.
Naquela época, em um lugar chamado Vortex, nasceram bandas que ajudariam a construir a identidade do que chamamos de “rock gaúcho”. Agora, essa história vai virar série no streaming.
Com roteiro e direção de Carlos Gerbase, Um Ano em Vortex é um presente para quem sente saudade do passado e para quem nunca ouviu falar do lendário espaço, onde hoje funciona um estacionamento, na Avenida Protásio Alves.
K7 e VHS
A Vortex abriu as portas no dia 2 de setembro de 1987, por iniciativa dos integrantes da banda Os Replicantes (Gerbase, Heron e Claudio Heinz e Wander Wildner) e da produtora do grupo, Luciana Tomasi. Surgiu como uma mistura de bar, estúdio e loja especializada no segmento, com discos, fitas K7, vídeos em VHS e camisetas.
O nome — antes que você pergunte — foi inspirado em uma máquina de fliperama de Capão da Canoa, na qual Gerbase gostava de jogar (mais anos 80, impossível).
Ainda não existia MTV e muito menos internet, então a gurizada ia à Vortex para beber cerveja e assistir a vídeos de rock em aparelhos de TV (de tubo, claro!) instalados no teto.
O mais interessante é que os ensaios das bandas no estúdio eram gravados e transmitidos nas TVs. Além disso, o selo Vortex ficaria famoso por lançar fitas ali mesmo — hoje, itens raros disputados por colecionadores de todo o Brasil.
Esse baita acervo documental foi o ponto de partida para a série, co-produzida por Prana e Cubo Filmes.
Sete dessas bandas (Os Replicantes, Barata Oriental, Os Cobaias, Atahualpa Y Us Panquis, Os Rebeldes, Smog Fog e Verdruss) estão retratadas na produção, unindo cenas do passado e gravações realizadas entre 2019 e 2022. Cada uma delas tem um episódio.
— Foi muito legal reunir todo mundo de novo. Muitas dessas bandas não faziam isso há tempos. Na série, elas tocam as mesmas músicas que gravaram na Vortex — conta Gerbase.
Show histórico
Os sete grupos subirão ao palco nesta quinta-feira (28), no Ocidente, para marcar o lançamento da série e mostrar, ao vivo, as canções registradas nas telas. Os ingressos já estão à venda em sympla.com.br. Te liga, porque a máquina do tempo tem vagas limitadas.
Para assistir
Com sete episódios, a série idealizada e dirigida por Carlos Gerbase estará disponível no streaming a partir da próxima sexta-feira (29) na plataforma Cubo Play (cuboplay.com.br).