Além da bebida alcoólica em si, a embalagem também faz parte do planejamento que envolve o produto. A empresa gaúcha Holy Studio é especializada no desenvolvimento dos rótulos e, neste final de ano, levou prêmios nacionais e internacionais por suas criações.
O rótulo do John Chester Ross & Sons Whiskey, criado para a norte-americana House Veritasi, levou o bronze na categoria internacionalização no 14º Prêmio Brasileiro de Design 2024, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). O evento aconteceu em São Paulo no início de dezembro.
A criação é um tributo ao estilo vitoriano dos anos 1890 nos Estados Unidos, incorporando a estética de anúncios, embalagens e fachadas da época. O trabalho também foi premiado em duas categorias no TDC Awards, competição internacional de tipografia e design.
Atualmente, 30% dos projetos do estúdio são voltados ao mercado internacional, com clientes nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Itália, mas a empresa busca passar dos 50% nos próximos anos. Mesmo assim, criações que celebram a cultura gaúcha fazem parte do portfólio.
Em novembro, o projeto Maragato X Chimango, desenvolvido para a Vinícola Bebber (de Flores da Cunha, na Serra) conquistou o Prêmio Bornancini de Design 2024, da Associação dos Profissionais de Design do RS (Apdesign). Inspirado na histórica rivalidade, o rótulo recria visualmente elementos da disputa histórica marcada por lenços vermelhos e brancos, armas cruzadas e boleadeiras.
*Produção: Maria Clara Centeno