Tem novidade no mês farroupilha: uma cerveja de erva-mate criada especialmente para celebrar as tradições gaúchas. A produção do novo rótulo comemorativo da Dado Bier, precursora no ramo das cervejarias artesanais no Brasil, será iniciada neste sábado (14), a partir das 10h, no Bourbon Shopping, em Porto Alegre, dentro do Food Hall Dado Bier. A ideia é que o público participe do processo.
A receita é uma parceria com a indústria de erva-mate Baldo, com matriz em Encantado, no Vale do Taquari, e tem algumas peculiaridades.
Primeira delas: a erva escolhida é encorpada, intensa e dourada, resultado de um processo aprimorado desde 1920 pela ervateira (que tem o comando acionário da marca Canárias, do Uruguai). O produto mescla o frescor das ervas verdes brasileiras e a intensidade das folhas repousadas no padrão uruguaio.
Segundo diferencial: a base da bebida será uma Belgian Blonde Ale, famosa por sua complexidade de notas frutadas e condimentadas (características que, segundo os entendidos, se harmonizam perfeitamente com a matéria prima do chimarrão).
Mestre cervejeiro da Dado Bier, Thiago Martini conta que a fabricação envolverá o uso da erva tanto na fase quente (durante a fervura), quanto na fase fria (durante a maturação do líquido dourado) do processo.
— Vamos trazer o sabor característico da erva, mas sem deixar a cerveja pesada. A ideia não é simular um chimarrão, mas sim evocar a memória e as características dessa planta tão importante para o povo gaúcho — explica Martini.
O resultado será uma bebida clara, com teor alcoólico moderado (cerca de 5%) e corpo médio, ideal para equilibrar a pegada da erva-mate. O baixo índice de amargor (IBU) também foi pensado para não competir com as notas sutis da planta.
— Estamos muito orgulhosos por essa colab com uma marca consagrada como a Dado Bier. Para a Baldo, qualidade é um valor inegociável — diz o diretor da Baldo, Leandro Gheno.
Além de ser uma celebração ao 20 de Setembro, data máxima do gauchismo, a novidade presta homenagem à Dado Bier Ilex, que foi lançada e 2006 como a “primeira cerveja do mundo a usar erva-mate na composição" e está fora de catálogo. Ela utilizava ilex paraguariensis (erva-mate), lúpulos, água mineral e uma combinação de maltes importados.
Serviço
- O quê: início da produção da cerveja colaborativa de erva-mate
- Quando: sábado, dia 14 de setembro, a partir das 10 horas
- Onde: Food Hall dado Bier, no Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia, Porto Alegre)