Quem passa pela Avenida Nilo Peçanha, próximo à esquina com a Rua João Caetano, se depara com uma figura conhecida, mas em um formato diferente. A estátua do Laçador ganhou vida em um painel com tencologia tridimensional (3D), em comemoração aos 253 anos de Porto Alegre, celebrados nesta quarta-feira (26).
A intervenção celebra também o 120º aniversário de nascimento do escultor da obra, Antonio Caringi, que ocorre em maio.
O painel mostra o Laçador descendo da base, sorrindo e acenando para motoristas e pedestres que passam pela via. A tecnologia utilizada confere volumetria aos elementos, criando a ilusão de que a figura sai da tela, sem a necessidade de óculos especiais.
A iniciativa resulta da colaboração entre três empresas: a agência Moove, responsável pela concepção, a Produtora Berro, que desenvolveu a animação, e a Imobi, proprietária do painel 3D. Além disso, a utilização da imagem do Laçador foi liberada por parte da Gestão da Obra Monumental de Antonio Caringi.
Mais do que celebrar a história e a cultura gaúcha, a ação busca destacar a união entre tradição e inovação, trazendo o Laçador para a contemporaneidade.
*Produção: Maria Clara Centeno