A força do trabalho voluntário move montanhas, ou, no caso do Rio Grande do Sul, lama e entulho. As fotos que você vê acima são da Fundação Fé e Alegria, centro social mantido pelos jesuítas na Vila Farrapos, uma das regiões mais carentes de Porto Alegre, atingida em cheio pela catástrofe climática.
A água chegou a 2m30cm no local, que fica junto à Paróquia Santíssima Trindade. Ali, até aquele o alagamento, eram atendidos 155 meninos e meninas e 883 adultos em situação de rua.
Pelo importância e seriedade do trabalho, a fundação foi selecionada por um grupo chamado DU99, para receber a ação "A gente (re)faz".
Du significa “tu” em alemão e simboliza o “fazer pelo outro”. Já o 99 vem de um dado do setor da arquitetura: estima-se que apenas 1% da população mundial tenha acesso a profissionais da área. O objetivo, portanto, é levar o serviço aos outros 99%.
Liderado pela arquiteta Aline Fuhrmeister, o DU99 (que tem sede no 4º Distrito e também ficou embaixo d’água) se tornou um movimento de transformação urbana. Como já mostrei aqui na coluna, com a ajuda de empresas doadoras, a turma revitalizou mais de 15 pontos na Capital, como instituições sociais e até um beco.
— A ideia, agora, é refazer os espaços atingidos, com mutirões de limpeza, pintura e renovação do mobiliário. A cada semana, vamos a um novo local — diz Aline, determinada a ajudar, mesmo sem ter conseguido, ainda, limpar a própria sede.
Em três dias, com a adesão de 40 voluntários, entre eles o reitor da Unisinos, padre Sergio Mariucci,, a ação higienizou 17 salas da fundação (veja imagens do "antes" e "depois" na galeria de fotos acima).
— A solidariedade é uma forma de amor, e esse grupo nos ajudou muito. Aos poucos, as famílias estão voltando para as suas casas, e nós já estamos conseguindo acolher crianças com atividades educativas e lanche, graças a apoios como este — diz o padre Vicente Zorzo, à frente da paróquia e da entidade.
A DU99 planeja, ainda, ajudar a fundação com a pintura dos espaços e com novos móveis e atender pelo menos outras 30 instituições. Para ajudar a Fé e Alegria, o pix é 46.250.411/0018-84 (CNPJ).
Como apoiar a ação “A gente (re)faz”
Qualquer pessoa pode se voluntariar e ajudar nas ações da DU99. Para saber mais sobre isso, siga @dunoventaenove no Instagram. Ali há um link para pessoas que querem fazer doação (Pix via CNPJ 40.601.490/0001-04) ou se oferecer para trabalhar e também para empresas dispostas a colaborar e instituições que precisam de ajuda.
Eu já acompanhei algumas ações do projeto, como a reformulação do antigo Beco do Medo, no 4º Distrito, e fiquei impressionada com a força e dedicação do grupo.
Pão dos Pobres
Um novo mutirão da ação "A gente (re)faz" teve início na última terça-feira (11) no Pão dos Pobres, em Porto Alegre, e vai se repetir no próximo sábado (15), das 9h às 17h. O objetivo é concluir a limpeza das áreas das oficinas profissionalizantes e repintar os espaços.