O grupo de voluntários que já transformou um beco, uma delegacia, uma escola pública, a sede de uma orquestra, um asilo e outros 10 espaços em Porto Alegre “atacou” de novo. São Pedro ajudou, e a turma do projeto social DU99 - que leva arquitetura até onde ela não chega - revitalizou, no último sábado (30), a casa do Instituto Misturaí, na Capital.
Fundado em 2018, o Misturaí atua na Vila Planetário, onde distribui marmitas e cestas básicas, atende crianças no turno inverso ao da escola, oferece oficinas culturais e de capacitação e mantém uma horta comunitária. É um baita trabalho de inclusão social.
— A gente precisava muito dessa ajuda. Caiu do céu. Nem acredito que fomos selecionados. É uma coisa tipo o programa do Luciano Huck, sabe? Tudo em um dia — disse, encantada, Mara Luisa Freitas Nunes, a tia Mara, presidente da instituição, que acompanhou tudo de perto.
Cinquenta pessoas participaram do mutirão, sem ganhar nada por isso - estive lá e testemunhei o esforço coletivo e o desejo de ajudar. A ação renovou a fachada e os ambientes internos do prédio, a partir de doações de empresários e parceiros e apoio do DC Shopping.
Uma equipe do Dmae também esteve no local para avaliar uma avaria no sistema de esgoto na rua e prometeu resolver o problema.
A turma da DU99 parte do princípio de que "fazer uma pequena parte já é mudar o mundo". É verdade. Se cada um ajudar com o que tem, todos ganham. Trabalho voluntário é isso.