Prestes a completar dois anos, a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), em Porto Alegre, ganhou um afago coletivo. Graças à mobilização de voluntários, um mutirão transformou o prédio público em um espaço mais bonito e acolhedor. É uma baita história, de quem faz o bem e recebe o bem.
A revitalização ocorreu no último sábado (26), quando um grupo de 40 pessoas trabalhou no local - de graça - em parceria com a delegada Andréa Mattos e sua equipe. Quem puxou a frente foi o projeto social DU99, criado em 2016 pela arquiteta Aline Fuhrmeister para levar melhorias a lugares que fazem a diferença na vida das comunidades - como asilos, escolas, ONGs e até um canil.
Funciona assim: o projeto lança o desafio nas redes sociais (veja o perfil @dunoventaenove no Instagram), empresas parceiras doam recursos e materiais (para a DPCI, cerca de 30 empreendimentos auxiliaram) e cidadãos comuns (ou seriam incomuns?) se oferecem para ajudar de forma gratuita. A ideia é fazer a transformação em um dia, como naqueles programas de TV - só que sem os holofotes.
No caso da DPCI, o órgão tem entre suas atribuições prevenir, reprimir e investigar crimes de ódio. É um trabalho difícil e doloroso, tanto para as vítimas quanto para os policiais. Isso foi levado em conta.
— As pessoas chegam aqui muito mexidas, e essa carga também recai sobre nós. Desde o começo, sempre nos preocupamos em ter um ambiente de acolhimento e fizemos o possível para isso. Agora, com esse projeto, conseguimos ir além — celebra Andréa.
A delegacia recebeu pintura, iluminação e decoração especiais, com melhorias em todos os ambientes, incluindo salas dedicadas à descompressão, à recepção e ao atendimento. Até as paredes ganharam mensagens inspiradoras e origamis em forma de pássaros coloridos (os tsurus, que simbolizam o desejo de saúde, felicidade e boa sorte).
— É um trabalho que nos orgulha muito e que sabemos que trará benefícios para muita gente. É isso o que nos motiva. No meu caso, o projeto se tornou meu propósito de vida — destaca Aline.
Sobre a DPCI
Responsável por casos de discriminação e preconceito envolvendo raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência, a delegacia fica na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, nº 981, na zona norte de Porto Alegre.
Desde que começou a funcionar, em 10 de dezembro de 2020, já registrou 1.084 ocorrências, sendo 624 relacionados a crimes praticados em decorrência da cor e 225 de LGBTfobia.
Sobre o DU99
Empreendedorismo, inovação social e propósito resultaram no projeto social DU99, criado em 2016 com objetivo de levar arquitetura para todos e, assim, mudar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades.
Instituições selecionadas recebem um projeto de arquitetura e um mutirão de um dia feito por voluntários, que se inscrevem via redes sociais, para executar os reparos e melhorias. Há uma rede de parceiros, apoiadores e voluntários de mais de 400 pessoas que acreditam que fazer uma pequena parte já é mudar o mundo.