Mundo

38 mortos
Notícia

FAB envia investigadores para participar de apuração de acidente com avião no Cazaquistão, diz agência

FAB enviou três profissionais para fornecer suporte técnico às autoridades cazaques, conforme a Reuters

Zero Hora

Enviar email
Issa Tazhenbayev / AFP
Investigação ainda não chegou a nenhuma conclusão sobre o acidente.

Três investigadores da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados ao Cazaquistão para participar da apuração sobre a queda de um avião da Embraer que pertencia à Azerbaijan Airlines, informou a força à agência de notícias Reuters, nesta quinta-feira (26). As informações são da CNN Brasil.

Os investigadores brasileiros “fornecerão suporte técnico” à investigação conduzida pelas autoridades cazaques sob regras internacionais conhecidas em toda a indústria pelo seu nome legal “Anexo 13”, disse a FAB.

A aeronave E190 de fabricação brasileira caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na quarta-feira (25) e deixou 38 mortos. Segundo a Reuters, o avião teria sido abatido pelo Pantsir-S, um sistema de defesa aéreo russo. Conforme a agência, militares russos achavam se tratar de drones ucranianos.

A aeronave que caiu às margens do mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão, transportava 62 passageiros e cinco tripulantes entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república russa caucasiana da Chechênia. O avião foi forçado a realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 quilômetros da cidade cazaque de Aktau, conforme a companhia aérea.

Entre as pessoas a bordo, estavam 37 cidadãos azeris, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos, segundo o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.

Os investigadores do Cazaquistão ainda não chegaram a conclusões sobre a possibilidade de o avião ter sido derrubado por defesas aéreas, ponderou o promotor regional de transportes de Mangystau, Abylaibek Ordabayev, nesta quinta-feira, conforme a CNN.

O vice-primeiro-ministro cazaque, Qanat Bozymbaev, pontuou que não podia confirmar nem negar a tese de que as defesas aéreas russas derrubaram o avião.

Antes da publicação da reportagem, o Kremlin afirmou à Reuters que uma investigação está em andamento e que seria impróprio comentar o caso até que o inquérito chegasse às suas próprias conclusões.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Chamada Geral 1ª Edição

11:00 - 12:00