Vem aí mais uma exposição que promete surpreender o público no Farol Santander, em Porto Alegre. Criada para um evento exclusivo na Isola di Garda, na Itália, em 2021, a mostra imersiva Reflexos [in]Versos chega à Capital no próximo dia 19, em sua primeira exibição no Brasil.
Detalhe: serão 10 instalações multimídia em grande escala (gigante mesmo, ocupando todo o Grande Hall do prédio), inspiradas no livro "Alice no País das Maravilhas", clássico de 1865 que até hoje mexe com o imaginário popular.
Assinada por Vera Uberti, a criação é um mergulho sensorial no mundo dos sonhos e da fantasia. Cada instalação representa um personagem ou uma passagem da obra de Lewis Carroll, com o uso de tecnologias digitais, luzes de LED, projeções, fibra ótica e texturas reflexivas (veja as projeções acima).
Todo o percurso será acompanhado pelo áudio do sound designer Furio Valitutti, criado exclusivamente para o projeto. Além disso, haver a exibição de um vídeo da artista convidada Pipilotti Rist, conhecida no cenário internacional pela criatividade e irreverência.
A mostra fica em cartaz até 17 março. Se você passar por lá, verá algumas surpresas já na entrada do prédio histórico, na Praça da Alfândega. Imperdível.
Serviço
- Exposição: Reflexos [in]Versos, no país das maravilhas
- Onde: Farol Santander Porto Alegre, na Rua Sete de Setembro, nº 1028, Centro Histórico
- Quando: de 19 de dezembro de 2023 a 17 de março de 2024, sempre de terças a sábados, das 10h às 19h, e domingos e feriados, das 11h às 18h (último acesso para visitação uma hora antes de fechar o espaço)
- Ingressos: R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia), com descontos para clientes do Santander
- Gratuidade: crianças de até dois anos e 11 meses
- Onde comprar: na bilheteria física ou no site www.farolsantander.com.br/#/poa/agenda
Realizadores
- Artista e curadora da exposição: Vera Uberti
- Sound Designer: Furio Valitutti
- Artista convidada: Pipilotti Rist
- Texto crítico: Marcos Moraes
- O patrocínio do Santander Brasil à exposição foi submetido e aprovado pelo Ministério da Cultura no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) via Lei Rouanet