Chefe da Polícia Civil no Vale do Rio Pardo há oito anos, o delegado Luciano Menezes tem atuado em uma nova linha de frente neste mês de outubro: a direção da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que termina no próximo domingo (22). Ele é o vice-presidente da festa em 2023.
— Eu nunca tinha me envolvido tanto. Em alemão, só sabia falar "prosit" ("saúde") na hora do brinde. Agora, virei um Fritz — brinca Menezes, que é na natural de Cachoeira do Sul e, em 2024, completa 25 anos de carreira.
Desde que o evento começou, em 5 de outubro, Menezes tem participado da celebração à caráter - vestindo traje alemão completo - e vem marcando presença em todos os desfiles temáticos. Durante os últimos 20 anos, ele foi diretor de segurança da Oktober, mas esta é a primeira vez que adota as roupas típicas.
Como aceitou a missão de atuar na organização do festejo, que chegou à 38ª edição em 2023, ele conta que mandou fazer três opções especiais de vestimenta - uma para cada desfile (o último será no próximo domingo, a partir das 10h, na Rua Marechal Floriano, centro da cidade).
— Está sendo uma experiência muito legal fazer parte disso. Sem contar que facilita o trabalho, porque também é uma forma de estar mais próximo das pessoas — destaca Menezes.
Não por acaso, o delegado é respeitado e querido na comunidade. Nos bastidores, ele já está sendo cogitado para assumir o cargo de presidente da Oktoberfest em 2024, que será uma edição especial, por conta dos 200 anos da colonização alemão no Rio Grande do Sul.