Você já sabe: neste início de 2023, a coluna vem apresentando uma série de dicas de leitura para as férias de verão, sugeridas por quem entende do assunto - autores, jornalistas, roteiristas e professores gaúchos.
Já publicamos aqui as indicações dos craques Martha Medeiros, Letícia Wierzchowski, Arthur de Faria, Fabrício Carpinejar, Cintia Moscovich e Luís Augusto Fischer. Agora, é vez de mais três convidados: Tailor Diniz, roteirista e escritor, Samir Machado de Machado, que está lançando livro novo, e Fernanda Pandolfi, conhecida pelas resenhas literárias nas redes sociais.
Vai por nós: só coisa boa.
Dica do Tailor
A sugestão do escritor e roteirista Tailor Diniz, autor de "A Superfície da Sombra", adaptado ao cinema, e do singelo livro "Porto-alegreanos", é imperdível. Confere:
“Minha sugestão é "Na Antessala do Fim do Mundo", de Boca Migotto (editora BesouroBox). A ação se desenvolve durante uma viagem do narrador à Terra do Fogo. O protagonista vai à procura de um irmão que não vê há décadas. A viagem é permeada de reflexões pessoais e sobre o Brasil contemporâneo, nada tedioso. O final enganosamente aberto é perfeito. Nada como estar na antessala do fim do mundo no dia em que sai o resultado das eleições presidenciais de 2018.”
Dica do Samir
O escritor gaúcho Samir Machado de Machado, craque em romances históricos e de aventura (ele escreveu o incrível "Tupinilândia" e agora está lançando "O crime do bom nazista"), recomenda o livro de um baita autor gaúcho:
"Recomendo "Ainda que a terra se abra", do bajeense Rodrigo Tavares (editora Taverna). O livro traz uma trama envolvente sobre as estâncias gaúchas na atualidade, por meio do olhar de Martín, um jovem professor de Direito que, a contragosto, precisa retornar à fronteira e lidar com a estância familiar após a morte do pai. Tavares tem um olhar ao mesmo tempo poético e realista sobre o Pampa e o Sul profundo, que usa num enredo de ritmo ágil e cativante”.
Dica da Fê Pandolfi
Não dava para deixar a escritora e jornalista Fernanda Pandolfi de fora dessa. Autora de "Quem É a Estrada?", uma jornada de 270 dias por 37 países, Fê é conhecida pelas dicas de livros que distribui em suas redes sociais. Olha o que ela recomenda:
“Para os fãs de Carla Madeira, que ficaram órfãs depois de "Véspera", a boa notícia é que havia um tesouro escondido da escritora mineira: "A Natureza da Mordida". O livro de 2018 acaba de ser relançado pela editora Record e apresenta uma narrativa diferente, menos direta e mais instigante. É sobre o descontrole do amor, amizade e luto. Um livro lindamente triste, visceral e cheio de referências literárias. Boa leitura!”