A coluna apresenta, ao longo do mês de janeiro, uma série de dicas de leitura para as férias, sugeridas por quem entende do assunto - autores, jornalistas, roteiristas e professores gaúchos. A seguir, confira a três primeiras sugestões e corre para a livraria. Com um time desses, não tem erro!
Dica do Carpinejar
A dica a seguir é de um craque da escrita e dos assuntos que dizem respeito ao coração: Fabrício Carpinejar, poeta, colunista de GZH e ex-patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Confere a sugestão dele e vai com tudo:
"Minha dica é Atlântida, da poeta israelense Tal Nitzán, lançamento da editora mineira Ars et Vita. É sobre o medo de viver numa guerra permanente, em que crianças, desde cedo, são testemunhas de atentados, treinadas a evacuações e proibidas de transitar por determinadas ruas. Elas conhecem horrores que não se apagarão com um beijo”.
Dica da Cintia
Olha a sugestão da escritora Cintia Mosovich, que também já foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, é colunista de GZH e se especializou em oficinas de escrita:
“Baseado em fatos mais ou menos reais, As Aventuras de Lucas Camacho Fernandez (editora Companhia das Letras), do cineasta e escritor Jorge Furtado, conta a saga graciosa e divertida do primeiro tradutor de Shakespeare para o português. Ilustrações supimpas de Marcelo D’Salete.”
Dica do Fischer
Aí vai a indicação do escritor e professor Luís Augusto Fischer, colunista de GZH e expert em literatura brasileira. Confere:
“Conselho de viagem: leia Porto Alegre – uma biografia musical, de Arthur de Faria (editora Arquipélago). Livro de férias, bom para a alma e as ideias, um passeio por gente genial como Octávio Dutra e cenas surpreendentes como a indústria do disco aqui no bairro Glória, tudo em texto leve, informativo, bem humorado.”