Cronista consagrada e autora de best-sellers inesquecíveis, Martha Medeiros está chegando com mais um livro e nos convida a pegar a estrada com ela. Em "Um lugar na janela 3" (L&PM, 128 páginas), a escritora abre outra vez o diário de viagens e dá continuidade à série iniciada em 2012, com um novo (e eclético) roteiro - do "Pampa profundo" aos encantos de uma estada de um mês inteiro em Paris.
— Amo viajar. Quando veio a pandemia, a saída que encontrei foi embarcar nas memórias de viagens passadas. Por sorte, eu ainda tinha estoque — brinca Martha.
O mais difícil de ler os 12 textos que compõem a obra é resistir ao ímpeto de comprar a primeira passagem que aparecer pela frente e correr o mundo. Mas, antes de atender ao apelo irresistível, anota na agenda: o lançamento será no dia 5 de novembro, às 18h, na Feira do Livro de Porto Alegre.
— Vai ser lindo. Adoro autografar na feira. Faz 30 anos que repito esse ritual. É sagrado e é um momento único de conexão com as pessoas — diz a autora.
Leia um trecho do livro
"O que, afinal, você busca quando viaja? Ser surpreendido pela beleza de um rio ou de um prédio histórico. Não ter hora para acordar nem para dormir. Provar algo estranho (escargot? absinto?) para incluir no seu rol de experiências. Descobrir que você não é tão careta, ou tão medroso, ou tão avesso a novidades como pensava (ou não é tão moderno, ou tão corajoso, ou tão amante de aventuras como alardeava). Viajar faz isso com a gente: revela nossas costuras, nosso forro, aquilo de que somos constituídos por dentro. Penso no que você está economizando em terapia."