Bebeto fez os cálculos: são pelo menos 40 mil horas de fogo, isso sem contar o resto, quando tudo não passava de um hobby. Empresário e advogado, Roberto Majó de Oliveira é, também, o assador no comando do restaurante Fazenda Barbanegra, em Porto Alegre, o primeiro do país certificado pela Associação Brasileira de Angus.
Em 2022, o negócio completa 15 anos. Quando abriu as portas, em 2007, o local foi batizado em homenagem à propriedade rural homônima que, por décadas, pertenceu à família. Datada de 1783, a antiga sesmaria ainda existe (leia abaixo) e sua história está à vista dos clientes, em fotos espalhadas pelas paredes.
— Minha infância foi no campo, e eu quis trazer essa vivência para o restaurante. Não é só comida, é uma experiência cultural — diz Bebeto, que toca o empreendimento em parceria com a irmã, Heloísa Cirne Lima de Oliveira Ramos.
O Barbanegra é o que se pode chamar de “boutique de carnes”, com cortes nobres e selecionados, assados na parrilla uruguaia - sem espetos.
— É mais do que uma forma diferente de fazer churrasco. A graça toda é poder ver o fogo. A parrilla é uma vitrine — resume o proprietário.
A cada mês, Bebeto serve 1,5 tonelada de assados. Os cortes de gado são da raça Aberdeen angus, originária da Escócia e criada no Brasil há mais de um século. O entrecot é o mais pedido, mas o chef gosta de inovar. Foi um dos primeiros a servir suculentas entranhas na brasa em Porto Alegre.
— Eu converso com o pessoal e explico: é carne mesmo, não são miúdos, pode comer sem medo! Quem não conhece, se assusta. Quem prova, se apaixona — brinca o parrillero, que, não por acaso, se tornou uma referência no segmento.
A Fazenda Barba Negra
A inspiração de Bebeto é a Fazenda Barba Negra, em Barra do Ribeiro, que pertenceu à família entre os anos de 1920 e 1970. A propriedade foi uma sesmaria, como eram chamadas as terras cedidas a povoadores em nome do rei de Portugal. Originalmente, a área foi doada em 1783 ao galego João Gonçalves Salgado. Recebeu casas, currais e um oratório. O antigo casario guarnece o local até hoje.
A certificação
O Programa Carne Angus Certificada é uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e a indústria frigorífica para produção de cortes de alta qualidade - exigindo cuidados especiais desde o tratamento do animal em vida até o fim da cadeia produtiva. É reconhecido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com auditoria externa da empresa alemã TÜV Rheinland.