Dizem que quem nasce no Rio Grande do Sul tem de saber preparar um bom churrasco. Aprendi o ofício ainda guria, vendo meu pai "pilotando" os espetos, mas decidi ir além: em meio aos festejos farroupilhas deste ano, me aventurei em um curso de assados só para mulheres. Foi uma baita experiência.
Comandada pela chef churrasqueira Clarice Chwartzmann (cuja história eu já contei aqui), a aula reuniu uma dúzia de interessadas na noite da última quarta-feira (14), no ABRASA, que fica dentro de um novo espaço gastronômico em Porto Alegre chamado CAV - Comer, Amar e Viajar.
Diante da grelha, a especialista explicou todo o processo em detalhes: da escolha dos cortes ao melhor método para acender o fogo. Clarice também ensinou formas de salgar as peças e - muito importante - deu dicas para acertar o ponto desejado. Até lições de química entraram na conversa.
- Vocês já ouviram falar da reação de Maillard (reação química descrita em 1912 por Louis-Camille Maillard)? É ela que garante a crosta perfeita na carne, o sonho de todo assador. Para isso, é preciso saber controlar o fogo e ter paciência - disse Clarice, diante de olhares curiosos.
Aprendi coisas que não sabia (veja algumas dicas abaixo) e que pretendo aplicar de agora em diante - a família e os amigos serão as "cobaias". Foi uma noite de descobertas, risadas, cumplicidade feminina e - claro - boa comida, porque os ensinamentos precisavam ser testados, não é mesmo?
Dicas de ouro
- O fogo deve ser iniciado pelo menos 40 minutos antes do início do assado. Não adianta: é preciso ter paciência
- Não vire a carne na grelha se ela ainda estiver grudando. É sinal de que não está na hora. Deixe mais um pouco até caramelizar
- Vire a carne apenas uma vez, não precisa ficar mexendo o tempo todo. Isso ajuda a preservar líquidos e sabores
- Se a peça tiver ossos, eles devem ficar voltados para a brasa na largada do churrasco. Já a gordura deve ficar para cima
- Divida um limão siciliano e deixe as metades assando na grelha com a parte do suco para baixo; fica delicioso como tempero (pode ser usado na carne, em legumes grelhados e na salada)
- Cebola assada direto na brasa, sem papel alumínio, dá certo e é ótimo
- Acelga fica excelente na brasa. É só cortar ao meio, temperar a gosto e deixar assando
- Coloque azeite de oliva, ervas frescas, sal e pimenta numa tigela e mergulhe uma brasa incandescente no líquido. Retire após dois minutos. Use para pincelar legumes assados. Fica com gosto defumado
- Depois de pronta, deixe a carne descansando por dois minutos antes de cortar. Acredite: faz diferença no gosto