A partir de setembro, o Rio Grande do Sul terá uma gaúcha no comando de duas das mais importantes instituições ligadas ao Judiciário no Brasil: o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mas não é só isso: desde julho, Rosa Weber vem convocando magistrados com atuação no Estado para as suas equipes.
Uma das primeiras convocadas foi a juíza Karen Luise Vilanova Batista, titular da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, como mostrei aqui na coluna (ela atuará na assessoria da ministra no STF).
Mais recentemente, Rosa chamou três magistrados trabalhistas do RS para o CNJ (como juízes auxiliares): Carmen Gonzalez, Tiago Mallmann Sulzbach e Ricardo Fioreze, que já exercia a função.
O perfil dos convocados
Carmen Gonzalez
Presidente do TRT-4 no biênio 2019-2021, a desembargadora Carmen Gonzalez já foi vice-corregedora regional e diretora da Escola Judicial da Corte. É de Santana do Livramento.
Tomou posse como juíza do Trabalho da 4ª Região em 1989. Foi titular das Varas do Trabalho de Ijuí e de Guaíba, além de comandar a 2ª e a 30ª varas de Porto Alegre.
É desembargadora do TRT-4 desde setembro de 2008.
Ricardo Fioreze
Nasceu em Gramado e é titular da 15ª Vara do Trabalho da Capital. Foi juiz auxiliar da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2018 e 2020, na gestão de Rosa Weber, e já vem atuando desde 1º de julho como juiz auxiliar da presidência do CNJ, função que seguirá ocupando junto a Rosa.
Tomou posse como juiz do Trabalho em maio de 1997. Foi promovido à titularidade em maio de 2003, assumindo a 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana. Também atuou em Erechim, Montenegro, Encantado e Gramado, além da Capital.
Tiago Mallmann Sulzbach
O juiz Tiago Mallmann Sulzbach é natural de Porto Alegre e ingressou na magistratura do Trabalho no ano de 2007. É juiz substituto na 16ª Vara do Trabalho da Capital gaúcha.
Atuou também nas Varas do Trabalho de Uruguaiana (de 2007 a 2012) e de Caxias do Sul (2012 a 2016). Foi presidente, vice-presidente, secretário-geral e diretor legislativo da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).