O jornalista Carlos Redel colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço.

Em 2025, quando se completa 120 anos do nascimento do icônico Erico Verissimo, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) celebra o autor gaúcho com o concerto Noite de Vento. A apresentação será nesta sexta-feira (16), às 20h, no complexo Cultural da Ospa (Avenida Borges de Medeiros, 1501 - Praia de Belas), em Porto Alegre.
A convite da orquestra, o maestro e compositor João Rocha virá a Porto Alegre para reger a orquestra e estrear uma composição feita para a ocasião, Abertura O Tempo e o Vento. Além disso, a clarinetista da Ospa Ariane Rovesse interpreta, como solista, Concerto para Clarineta e Orquestra, referenciando um instrumento simbólico na obra do escritor.
Erico, por sinal, dizia a seguinte frase: "Eu venho de uma cidade que tem uma orquestra sinfônica", na qual exprimia, ao mesmo tempo, o seu orgulho pela cidade que escolheu viver e pela Ospa. Nascido em Cruz Alta, o autor era amante da música, transparecendo em depoimentos pessoais e permeando a sua obra.
No vasto trabalho de Erico, estão, por exemplo, títulos como Música ao Longe, o conto Sonata e o livro de memórias Solo de Clarineta — o qual inspirou a escolha de Concerto para Clarineta e Orquestra, de Aaron Copland (1900-1990), para o programa da Ospa nesta sexta-feira.
Antes do concerto, às 19h, a professora e escritora Marô Barbieri discutirá o programa da Ospa na Sala de Recitais. O encontro pode ser acompanhado presencialmente, com o mesmo ingresso válido para a apresentação da orquestra.
E, tanto o bate-papo quanto o concerto, terão transmissão ao vivo pelo canal no YouTube. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.