Está finalizado o projeto do Jardim do Acolhimento, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados na subida ao Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari. A ideia, encampada pela prefeitura e desenvolvida pelas arquitetas Leila Schaedler e Vanessa Hilgert e pela doutora em planejamento urbano Cristina Schneider, é criar um ambiente especial para recepcionar os visitantes.
— Será um espaço público, com acesso gratuito, para proporcionar uma sensação de bem-estar já na chegada, para que as pessoas possam ir desacelerando e entrando no espírito da contemplação, com a natureza ao redor e o Cristo lá em cima, de braços abertos para todos — diz o prefeito Jonas Calvi, que agora partirá em busca de apoio financeiro para a obra (a estimativa é de que sejam necessários cerca de R$ 5 milhões) junto a órgãos estaduais e federais de turismo.
O jardim será dividido em três partes e contará com pórtico de entrada (imagem principal, acima), ponto de informações turísticas, espaços de contemplação e convívio e pracinha para as crianças, além de passagens de fauna, passarelas elevadas e mirantes para o vale (imagem ao lado).
Como mostrou a repórter Isabella Sander, de GZH, em reportagem publicada em 7 de maio deste ano, o Cristo já é sucesso de público: em um ano de visitação, o local atraiu 53 mil pessoas. A expectativa é de que a média de visitantes — que hoje está em 2 mil por fim de semana — aumente ainda mais, já que, desde 22 de abril, a parte artística da escultura foi finalizada.
Com 39 metros de envergadura e 43 metros de altura, o Cristo de Encantado foi erguido com recursos de doações e é, de fato, maior do que o do Rio de Janeiro, que tem 28 metros de envergadura e 38 de altura. Agora, o desafio é concluir o entorno e o pedestal da estátua.
ANOTA AÍ
Visitas guiadas à obra do Cristo Protetor ocorrem aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. A associação pede uma contribuição de R$ 20 por pessoa. É uma forma de ajudar na conclusão do projeto. Mais informações no site cristoencantado.com.br.
Como ajudar
Quem quiser contribuir com a obra, pode doar qualquer valor
- Banco Sicredi
- Agência: 0136 - Conta corrente: 05567-5
- Razão Social: Associação Amigos de Cristo de Encantado
- CNPJ: 33.302.974/0001-89
- Pix: usar como chave o CNPJ acima