A obra do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, tem mais uma etapa concluída nesta semana. A parte de escultura da obra foi finalizada nesta sexta-feira (22) com os retoques feitos pelo escultor responsável, Markus Moura, segundo a Associação Amigos de Cristo de Encantado. Agora, os trabalhos no local estão concentrados em aspectos do entorno da estrutura. Nessa fase, a obra ataca pontos como pintura, colocação do vidro no coração do Cristo e finalização do pedestal, que faz parte do ambiente de acesso ao monumento. Esse estágio deve durar cerca de 90 dias.
A inauguração oficial do monumento depende da finalização do empreendimento de infraestrutura do entorno do complexo, que ainda não tem data definida.
Mesmo assim, o Cristo Protetor já recebe visitantes. Neste final de semana, os responsáveis estimam ultrapassar a marca de 50 mil visitantes. O complexo já foi visitado por pessoas de 23 Estados e de 21 países. Na semana passada, o Cristo Protetor recebeu a 1ª Caminhada da Juventude.
— A gente tem notado que, mesmo em obras, as pessoas continuam fazendo a visita para contribuir. Cada vez mais se percebe a surpresa que elas têm com o tamanho do monumento, com a estrutura, com a história da obra. O local gera muitas sensações e uma energia muito positiva para quem vai por fé ou simplesmente para renovar as energias — afirma o membro da diretoria da associação Rafael Fontana.
Visitas guiadas ocorrem aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. A associação pede uma contribuição de R$ 20 por pessoa. É uma forma de ajudar na conclusão do projeto.
O monumento tem 43,5 metros de altura (37 metros de estátua e 6 metros de pedestal) e 39 metros de envergadura. O projeto do monumento começou a sair do papel em 2019, com a doação do terreno e a criação de uma associação. Com apoio da prefeitura, a obra é tocada por empresários, comerciantes e profissionais liberais.