Desde as 6h desta segunda-feira (27), os motoristas têm encontrado a freeway liberada em todos os quatro trechos que ainda recebiam intervenções. Durante o final de semana, a CCR ViaSul realizou os últimos trabalhos, que permitiram o desbloqueio de todas as faixas de tráfego entre os kms 74 e 88 - de Gravataí a Porto Alegre.
As melhorias realizadas ampliaram as faixas de acostamento sobre pontes e viadutos. Dessa forma, o risco de colisões nestes locais diminui.
A concessionária lembra, no entanto, que as obras seguirão em execução em alguns trechos. Porém, não haverá mais a necessidade de se realizar bloqueios na rodovia. Os serviços que faltam são complementares, como implantação de acostamentos para veículos e espaço para passagem de pedestres.
— Sabíamos dos transtornos que todos esses bloqueios causariam e, por isso, fizemos um plano de comunicação e divulgação buscando informar o maior número de pessoas para que pudessem programar seu trajeto em decorrência do aumento do tempo de deslocamento —, ressalta o gerente de Operações da CCR ViaSul Paulo Linck.
Além disso, Linck lembra que as intervenções permitirão maior agilidade no atendimento a ocorrências, pois “as viaturas terão mais espaço para trafegar pelo acostamento, reduzindo o tempo de resposta em salvamentos”.
Os últimos quatro pontos com bloqueios eram a ponte sobre o canal DNOS II, no km 81; a ponte sobre o Rio Gravataí, no km 84; e as duas pontes do km 88, sobre o canal DNOS I.
As obras começaram em agosto. Ao todo, nove trechos receberam intervenções. Foram investidos cerca de R$ 30 milhões para a realização dos serviços.
Multas
Em outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ação para autuar motoristas que usavam o acostamento para burlar os congestionamentos. A medida é considerada uma infração gravíssima de trânsito e pode acarretar multas que chegam a R$ 1.250.