A elevação do Rio Jacuí trouxe uma preocupação extra para Porto Alegre; a possibilidade da água bater nas vigas do trecho mais baixo da nova ponte do Guaíba. Localizada no Canal Furado Grande, na Ilha Grande dos Marinheiros, a estrutura foi construída 44cm menor do que a cota de segurança recomendava.
No fim da manhã de terça-feira (21), a régua instalada no Cais Mauá atingiu 3,44m. Neste mesmo momento, a coluna esteve na Ilha dos Marinheiros, com o auxílio de um barco, já que a região está alagada. Na ocasião, restavam ainda aproximadamente 20cm para que a água atingisse a viga da travessia - a parte sobre os pilares, que sustenta a laje.
Enquanto o Delta do Jacuí subia consideravelmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) chegou a projetar que a elevação do Jacuí atingiria a nova ponte. Se isso ocorrer, de acordo com a autarquia, ainda não haverá necessidade de se bloquear a passagem de veículos na travessia.
O risco só existe se a água subir 59cm acima da viga. Usando como parâmetro a régua de medição no Cais Mauá precisaria marcar 4,22m. Levando em consideração o nível atual - 3,31m - há uma folga de 91cm.
"O Dnit informa que a ponte sobre o Canal Furado Grande é segura em relação ao atual nível de enchente do Guaíba, estando a mesma liberada ao tráfego de veículos, sem restrições. Ainda, conforme parecer do projetista da estrutura, mesmo na situação extrema de continuidade na elevação do nível d’água, em que se tenha invasão da alma da viga em 58cm, a OAE (obra de arte especial) não sofrerá dano, seja em termos de sua segurança ou de seu desempenho", informa o departamento por meio de nota.
Na região das ilhas não é possível saber o nível do Jacuí, já que o instrumento de medição tem altura máxima de 2,92m. Por causa disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vem monitorando constantemente a situação na nova ponte.
Só de barco
A Avenida Nossa Senhora Aparecida, na Ilha Grande dos Marinheiros, está completamente alagada. Chegar de carro até ela é inviável. Sendo assim, a única forma de se chegar sob a nova ponte do Guaíba é usar um barco. A coluna usou a embarcação guiada por Douglas Romário Carvalho e seu auxiliar Cláudio de Freitas, moradores da localidade.
Inaugurada em 2020
A nova ponte do Guaíba foi inaugurada em dezembro de 2020, mesmo não estando pronta. A obra já custou R$ 779 milhões aos cofres públicos.
Erro na construção
Em 2022, uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) - órgão de controle interno do governo federal - apontou erros na obra da nova ponte, dentre eles, o trecho construído mais baixo na região do Canal Furado Grande. Em março de 2019, a Ecoplan Engenharia - contratada para fazer a supervisão da construção - comunicou o Dnit, avisando que o trecho fora construído 44 centímetros mais baixo do que havia sido exigido no edital.