O atraso no começo da duplicação de novo trecho da BR-386 não vai impactar na entrega da obra. A garantia é da CCR ViaSul.
Por contrato, os trabalhos entre Fontoura Xavier e Soledade deveriam ter iniciado em fevereiro e serem realizados em dois anos. Porém, a demora na obtenção de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) retardou a mobilização. Mesmo assim, a concessionária promete entregar o trecho duplicado em um ano e quatro meses.
- Nossos cronogramas, nesse momento, estão todos ajustados para a entrega desses novos 27 quilômetros duplicados em fevereiro de 2025. Como isso será possível? Com maior esforço na pista. Mais equipamento, mais colaboradores. A gente vai sim entregar esse segmento dentro desse cronograma que a gente tem, previsto hoje para fevereiro de 2025 - reafirma a diretora de engenharia da CCR Rodovias, Thaís Borges, que concedeu entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quinta-feira (26).
A obra será executada pelo consórcio Construtor Viasul, formado pelas empresas OECI, antiga Odebrecht, e pelo grupo chinês Power China. Aproximadamente 800 funcionários vão trabalhar na duplicação, começando pelos serviços iniciais como retirada de vegetação, drenagem e terraplenagem. Serão investidos cerca de R$ 340 milhões na duplicação. Conforme previsto em contrato, o trecho também ganhará oito quilômetros de pistas laterais, mais duas interseções, dois novos retornos, uma passagem inferior e duas outras pontes.
Este mesmo consórcio ficará responsável pela duplicação do trecho entre Soledade e Tio Hugo - 30,5 quilômetros -, previsto para ocorrer entre 2024 e 2026. Também executará a obra entre Marques de Souza e Fontoura Xavier - 54,9 quilômetros - que será realizada entre 2026 e 2029.
Primeira entrega
Dos 20 quilômetros que está duplicando entre Lajeado e Marques de Souza, a CCR ViaSul já concluiu 14,5. Eles estão prontos e vistoriados pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Porém, por questão de segurança, eles ainda não foram liberados para uso. Dos 5,5 quilômetros restantes, a terraplenagem já foi concluída. A previsão da concessionária é que a obra será totalmente finalizada em novembro.
Lajeado - Estrela
Desde agosto de 2022, a CCR ViaSul trabalha no alargamento de 10,2 quilômetros da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Desse total, 6,5 quilômetros estão prontos mas ainda não foram liberados, também por questão de segurança. A obra será entregue em fevereiro de 2024.
Trechos esburacados
A diretora da CCR ViaSul também promete reforçar as equipes na recuperação do pavimento das rodovias de sua competência. Mais equipes serão contratadas ainda neste mês.
Segundo Thaís Borges, durante todo o mês de setembro foi possível ter apenas dois dias produtivos de obras. A chuva impediu a efetividade das ações necessárias para fechar os buracos que foram abertos neste período.