Depois de meses de espera, uma nova frente de trabalho se abre na duplicação da BR-386. Placas, caminhões e movimentação de operários já são percebidos ao longo de 25 quilômetros da rodovia, entre Fontoura Xavier e Soledade.
A CCR ViaSul não confirma o começo da obra, mas já é percebida uma movimentação inicial na região de Soledade, com a montagem do canteiro de obras e instalação de sinalização na rodovia. O que a coluna conseguiu apurar é que o serviço será realizado pelo consórcio Construtor Viasul, formado pelas empresas OECI, antiga Odebrecht, e pelo grupo chinês Power China.
Aliás, na quarta-feira (25), o ministro dos Transportes, Renan Filho, vai assinar a ordem de serviço da duplicação. Também serão autorizadas obras na BR-116 e BR-290.
Aproximadamente 800 funcionários vão trabalhar na duplicação, começando pelos serviços iniciais como retirada de vegetação, drenagem e terraplenagem. Serão investidos cerca de R$ 340 milhões na duplicação. Conforme previsto em contrato, o trecho também ganhará oito quilômetros de pistas laterais, mais duas interseções, dois novos retornos, uma passagem inferior e duas outras pontes.
Contratualmente, a duplicação deste trecho estava programada para ser realizada entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2025. Porém, a demora na obtenção da licença de instalação, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), adiou em oito meses o início dos trabalhos. A autorização foi dada na semana passada.
Novos trechos
Este mesmo consórcio ficará responsável pela duplicação do trecho entre Soledade e Tio Hugo - 30,5 quilômetros -, previsto para ocorrer entre 2024 e 2026. Também executará a obra entre Marques de Souza e Fontoura Xavier - 54,9 quilômetros - que será realizada entre 2026 e 2029.
Primeira entrega
Dos 20 quilômetros que está duplicando entre Lajeado e Marques de Souza, a CCR ViaSul já concluiu 14,5. Eles estão prontos e vistoriados pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Porém, por questão de segurança, eles ainda não foram liberados para uso. Dos 5,5 quilômetros restantes, a terraplenagem já foi concluída. A previsão da concessionária é que a obra será totalmente finalizada em novembro.
Lajeado - Estrela
Desde agosto de 2022, a CCR ViaSul trabalha no alargamento de 10,2 quilômetros da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Desse total, 6,5 quilômetros estão prontos mas ainda não foram liberados, também por questão de segurança. A obra será entregue em fevereiro de 2024.