Quem passa pela orla do Guaíba percebe a mudança na paisagem. No terraço da Usina do Gasômetro, identificado como Por do Sol, uma estrutura de concreto chama a atenção.
A nova construção faz parte da revitalização do prédio histórico. Com a reforma, o espaço vai se tornar uma área aberta, que deverá receber uma futura praça de alimentação.
Para facilitar o acesso das pessoas, o terraço terá elevador. Também terá uma escadaria própria. A obra em questão está relacionada a essas melhorias que estão sendo feitas no andar.
A restauração neste local foi a parte mais delicada da obra. Toda a laje precisou ser refeita. Ela que dará uma nova estabilidade à parede oeste da Usina.
Recentemente, a prefeitura anunciou que a data de conclusão da reforma foi novamente alterada, passando de dezembro deste ano para abril de 2024. A restauração do prédio de 1928 foi iniciada em janeiro de 2020 e deveria ter sido entregue em março de 2021.
Apesar da prorrogação, a prefeitura avalia usar a Usina durante o próximo South Summit. O evento está marcado para ocorrer entre 20 e 22 de março.
A Usina do Gasômetro está fechada desde novembro de 2017, por causa da falta de atualização de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Essa é uma das 21 obras que o prefeito Sebastião Melo determinou como prioritárias.
A prefeitura também avalia repassar a administração da Usina para a iniciativa privada. A empresa pública São Paulo Parcerias foi contratada pela prefeitura de Porto Alegre para fazer o estudo sobre a concessão. A análise está em andamento.