Enquanto ainda se prepara para entregar o seu primeiro trecho duplicado da BR-386, a CCR ViaSul já se programa para avançar ainda mais na obra. Em até três meses, uma nova frente de trabalho será iniciada na rodovia.
Contratualmente, a duplicação de 25,6 quilômetros, entre Fontoura Xavier e Soledade, está programada para ser executada entre 2023 e 2024. De acordo com a diretora de implantação do grupo CCR, Thais Borges, os trabalhos serão iniciados entre junho e julho.
A licença de instalação já foi protocolada no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Quando a documentação for emitida pelo órgão ambiental, a concessionária já poderá dar início às intervenções.
E a CCR ViaSul avalia realizar a primeira duplicação utilizando concreto e não o asfalto preto característico - chamado de CBUQ. A decisão será tomada no final desta semana.
- É premissa da CCR escolher como quer fazer. Qual a vantagem do pavimento rígido, de concreto? Ele demanda menos manutenção que o pavimento flexível (CBUQ). A gente gasta mais numa largada, mas há compensação desse investimento ao longo do tempo por essa demanda menor de manutenção. E teremos menos intervenção sobre a pista, o que garante mais fluidez nessa rodovia - destaca Thais.
A construtora que executará os serviços está sendo contratada. Aliás, a CCR ViaSul informa que esta mesma empresa ficará responsável pela duplicação do trecho entre Soledade e Tio Hugo - 30,5 quilômetros - e entre Marques de Souza e Fontoura Xavier - 54,9 quilômetros.
Primeira entrega
Dos 20 quilômetros que está duplicando entre Lajeado e Marques de Souza, a CCR ViaSul já concluiu 14,5. Eles estão prontos e vistoriados pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Porém, por questão de segurança, eles ainda não foram liberados para uso. Dos 5,5 quilômetros restantes, a terraplenagem já foi concluída. A previsão da concessionária é que a obra será totalmente finalizada entre junho e julho.
Lajeado - Estrela
Desde agosto de 2022, a CCR ViaSul trabalha no alargamento de 13 quilômetros da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Desse total, 6,5 quilômetros estão prontos mas ainda não foram liberados, também por questão de segurança. A concessionária tem até fevereiro do ano que vem para finalizar os serviços mas informa que pretende entregar o trecho até outubro de 2023.