A primeira etapa da troca de asfalto da Avenida Nilo Peçanha, na zona norte, está se encaminhando para o fim. Desde janeiro estão ocorrendo obras em um trecho de 970 metros, entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida João Wallig.
Além dessa obra, que ocorre em ambos os lados da avenida, sete paradas de ônibus estão recebendo placas de concreto, mais resistentes para o arranca e para dos veículos do transporte coletivo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), esse serviço que ocorre em três pontos de ônibus do sentido bairro-centro estarão concluídos e liberados na semana que vem. Um quarto local já está em uso. Dessa forma, o deslocamento em direção ao centro não terá estreitamente de pista.
Já o outro lado da avenida ainda terá obras durante o mês de maio. A colocação das placas de concreto ocorre em três paradas do sentido centro-bairro.
A partir de junho, a construtora contratada pela prefeitura iniciará as escavações do restante do asfalto no trecho entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida João Wallig. A promessa é que esse serviço seja entregue em julho.
Estão sendo investidos R$ 5,2 milhões nas duas etapas da recuperação asfáltica.
Segunda intervenção
Entre julho de 2021 e maio de 2022, um trecho aproximado de 2,5 quilômetros da Nilo Peçanha foi recuperado entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida Ipê. No local ocorreram obras de macrodrenagem do Arroio Areia, realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Isso significa que, nos últimos 28 meses, a avenida teve alterações em 19 meses.